A cidade de São Cristóvão se tornou destaque nacional no setor de empreendedorismo, sendo a mais bem posicionada entre as cidades pequenas que possuem entre 50 e 100 mil habitantes. O resultado foi divulgado pelo Ranking Connected Smart Cities 2024. Segundo a pesquisa, a Cidade Mãe de Sergipe obteve um crescimento de 125% nas empresas de tecnologia e 73,33% de crescimento nas empresas de economia criativa, além de contar com um parque tecnológico. Esses números reforçam o compromisso da Prefeitura de São Cristóvão com o desenvolvimento econômico do município, bem como com a geração de emprego e renda.
A pesquisa contemplou 100 cidades de todas as regiões do país e 11 eixos temáticos, que são: mobilidade, acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, economia, governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde e segurança. No ranking geral, que engloba todos os municípios avaliados, São Cristóvão atingiu a 13ª colocação em Empreendedorismo; em Economia, a 44ª; e em Educação, a 45ª. Os números também mostram um crescimento do município quando comparado com a última pesquisa, em 2023, quando São Cristóvão apareceu em 53º lugar no eixo do Empreendedorismo; 85º lugar no eixo Economia; e, 91º lugar no eixo Educação.
Para o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, ter o município na melhor colocação entre as cidades com até 100 mil habitantes é motivo de grande orgulho. “Isso é reflexo do compromisso da nossa gestão em trabalhar em prol dos trabalhadores e empreendedores locais. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, incentivando o empreendedorismo, criando oportunidades e auxiliando de todas as maneiras possíveis no crescimento econômico do município. Continuaremos fortalecendo as políticas públicas que impulsionam a economia e promovem a geração de renda para as famílias sancristovenses.”
Por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), a Prefeitura de São Cristóvão promove iniciativas que impulsionam o setor empreendedor na cidade, como cursos de qualificação profissional em parceria com o Sistema S e com auxílios através das Salas do Empreendedor, que fornece consultoria individual.
Segundo o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, para que os empreendedores tivessem linhas de créditos sem burocracias e de forma mais hábil, foram concretizadas parcerias com o Banco no Nordeste e o Banco do Brasil. “Esse resultado é um reflexo do nosso trabalho aqui, estamos investindo, especialmente, em parcerias como estas, para estimular o empreendedorismo na nossa cidade, além de capacitações e o acesso ao crédito”.
O secretário reforça a importância das duas Salas do Empreendedor que permite que todos os investidores de negócios possam tirar suas dúvidas e se capacitar para o seu nicho. As duas salas se tornaram referência no estado de Sergipe, conquistando o Selo Ouro pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e neste ano, estão concorrendo ao Selo Diamante, como Salas de referência nacional.
“Nosso sucesso significa o conjunto de todo esse trabalho que vem sendo feito pela nossa secretaria, para que consigamos melhorar o ambiente de negócios em nosso município e fomentar cada vez mais o empreendedorismo, principalmente para os pequenos”, adiciona Josenito.
Ranking Connected Smart Cities
O Ranking foi idealizado pela Necta e Urban Systems e apresenta as configurações reais das cidades e funciona como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município. Ele faz parte da Plataforma CSC que foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana.