79996777287

NO AR

São Cristóvão

saocristovao.net.br

Brasil

São Cristóvão promove capacitação para motoristas e monitores de transporte escolar visando o maior cuidado e segurança na volta às aulas

Publicada em 21/01/25 às 11:20h - 36 visualizações

por São Cristóvão


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: São Cristóvão)

Os preparativos para a chegada do novo ano letivo no dia 27 de janeiro já começaram e, nesta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu uma capacitação para motoristas e monitores do transporte escolar da rede pública de educação. O evento aconteceu no auditório do Fórum Desembargador Gilson Gois Soares e contou com palestras sobre segurança, educação no trânsito, psicologia e pedagogia, que instruíram cerca de 100 profissionais.

A capacitação foi realizada em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e com o Sest Senat - Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, fazendo parte da Semana Pedagógica. De acordo com o diretor de transporte escolar da Semed, Eduardo Santana, essa formação é disponibilizada anualmente no início do calendário letivo, com o intuito de mostrar a importância da segurança no transporte escolar e valorizar os profissionais que fazem parte desse processo essencial para a educação. 

“Hoje, atendemos cerca de cinco mil alunos da rede municipal e mais dois mil da rede estadual, graças a um convênio entre o município e o estado. Com 54 linhas de transporte, conseguimos atender todas as comunidades rurais e bairros da cidade, garantindo que nenhum aluno fique sem transporte. Além disso, o transporte escolar conta com monitores capacitados em todas as rotas da educação infantil, algo que não existia antes, pensando na segurança dos alunos mais novos”, afirmou o diretor.

Eduardo Santana, diretor de transporte escolar da Semed

Iniciando a manhã de troca de informações, o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, destacou que os motoristas e monitores do transporte escolar desempenham um papel fundamental no cuidado e na segurança das nossas crianças. “Eles não apenas garantem que os alunos cheguem às escolas com tranquilidade, mas também contribuem diretamente para o desenvolvimento educacional do nosso município. Cada trajeto feito com responsabilidade e dedicação reflete no desempenho escolar e, consequentemente, nos indicadores como o IDEB", reforçou o gestor.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

Segurança e educação 

Na primeira palestra do dia, o instrutor Jackson Alves, representante do Sest Senat, abordou o tema “Transportando com Segurança”, apresentando tópicos sobre a responsabilidade dos motoristas e monitores escolares no processo de receber essas crianças dos pais ou responsáveis, além da segurança desde o momento em que elas embarcam até a chegada na escola e na volta para casa, o que incluiu detalhes sobre a manutenção dos veículos.

“A legislação brasileira aborda esse tema de maneira abrangente, desde a Constituição Federal até o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e o Código de Trânsito Brasileiro, que reforçam a importância do uso de dispositivos de segurança, como cintos de segurança e assentos de retenção. O processo educacional exige dedicação, e esse aprendizado também ocorre durante o trajeto escolar”, realçou o instrutor.

Jackson Alves, instrutor do Sest Senat

Em seguida, os motoristas e monitores ouviram as falas de José Robson, diretor de trânsito da SMTT, que enfatizou a importância dos cuidados com o trânsito, e de Marleide de Jesus, servidora da Semed, que apresentou aos profissionais o programa Rota do Conhecimento, pioneiro na educação de estudantes no caminho da escola.

São Cristóvão inovou com a implantação do projeto Rota do Conhecimento, pois o programa permite que, durante o transporte, as crianças sejam educadas sobre como utilizar a via pública, a importância dos dispositivos de segurança e o comportamento adequado no transporte.  Criado pela Semed no final de 2018, visa melhorar a convivência dos alunos durante o trajeto casa-escola e escola-casa, reduzindo conflitos e promovendo valores como respeito, preservação do transporte coletivo e segurança. 

A iniciativa abrange dinâmicas, contação de histórias e atividades interativas, além de envolver crianças com transtornos do desenvolvimento, contando com a atuação integrada de motoristas, monitores e equipe pedagógica. A palestrante Marleide de Jesus destacou que o programa foi pensado para transformar a convivência dentro do transporte escolar, promovendo um ambiente seguro e harmônico. Segundo ela, os monitores orientam os alunos sobre a importância de cuidar do transporte como um bem coletivo e de conviver pacificamente, reforçando valores essenciais como respeito e segurança.

“O projeto busca não apenas reduzir conflitos no transporte escolar, mas também trabalhar valores como respeito e preservação do patrimônio, além de incluir crianças com transtornos do desenvolvimento. Nosso objetivo é criar um ambiente harmonioso e seguro que contribua para a formação dessas crianças”, completou  a ministrante.

Marleide de Jesus, servidora da Semed

Profissionais capacitados

O motorista Wilson da Silva Júnior trabalha na Secretaria Municipal de Educação de São Cristóvão há 10 anos e, por transportar especialmente crianças com deficiência, para ele foi muito importante ter interação com os ministrantes e as informações compartilhadas. “Os alunos que transporto exigem ainda mais cuidado, pois podem estar agitados, descer do carro correndo, então precisamos de atenção redobrada para garantir a segurança deles”, frisou.

Wilson da Silva, motorista

Aloísio Andrade dos Santos, outro motorista do transporte escolar presente, ressaltou a importância e a responsabilidade de sua função no cuidado diário com as crianças, que exige atenção e comprometimento, desde ajudar os estudantes a subir e descer do ônibus até atravessar ruas com segurança. “Precisamos sempre ter atenção, pegando na mão delas, ajudando a atravessar a rua, a subir e descer do ônibus, para que possamos realizar um trabalho excelente no dia a dia”, reforçou.

Aloísio Andrade dos Santos, motorista

A monitora de transporte escolar, Fabiana Cavalcante, refletiu que sua função vai além de apenas acompanhar o embarque e desembarque das crianças. Ela defendeu a segurança dentro do ônibus, incluindo cuidados para evitar comportamentos arriscados, como colocar as mãos para fora das janelas ou consumir alimentos durante o trajeto. 

“É um trabalho que envolve muita atenção, porque estamos lidando com crianças em movimento. Além disso, garantimos a entrega segura delas tanto na escola quanto aos pais, sempre com um olhar cuidadoso e responsável”, concluiu a monitora.

Fabiana Cavalcante, monitora
Publicado porClara Dias
Fotos porHeitor Xavier



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

79996777287

Visitas: 40454
Usuários Online: 13
Copyright (c) 2025 - São Cristóvão
Converse conosco pelo Whatsapp!