A reforma da EMEF Frei Fernando, localizada no bairro Lourival Batista, atingiu 90% de conclusão. A obra recebeu um investimento superior a R$1,9 milhão e buscou a unificação dos espaços de duas escolas, o aumento no número de salas, a climatização e melhorias em todo o aspecto físico. Com essa reforma, a escola ampliará o número de matrículas, podendo atender cerca de 500 alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental Menor.
Executada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), a intervenção contempla melhorias em toda a estrutura física e a construção de mais duas salas: uma para atendimento individualizado e outra para recursos multimídia. O espaço reformado garante mais conforto, com todas as salas climatizadas e adequadas para receber alunos e educadores, além de serem mais acessíveis.
“Trata-se de uma obra que revolucionou e impactou todos os aspectos e ambientes físicos da escola. Trocamos a bateria dos banheiros e da cozinha. Estamos deixando tudo organizado para oferecer o melhor espaço para os alunos”, explica Deyse Carinne, diretora de engenharia da Semed.
A diretora acrescenta ainda que a reforma inclui a construção de uma horta e de um espaço de lazer para as crianças, com o intuito de fomentar a sustentabilidade e embelezar o ambiente escolar. “A ideia é incentivar a sustentabilidade por meio do cultivo, permitindo que as crianças desenvolvam memórias afetivas ao se envolverem diretamente com a terra. As atividades sensoriais estimulam os sentidos, afloram instintos naturais e contribuem para o conhecimento e aprendizado dos alunos, especialmente nessa faixa etária”, complementa Deyse.
Com as novas salas, a escola, que tinha capacidade para 470 alunos, poderá receber cerca de 500 estudantes do Ensino Infantil e Fundamental Menor. A secretária da pasta, Deise Barroso, afirma que a educação foi tratada como prioridade na gestão anterior, e continua sendo nesta gestão.
“Nosso trabalho está sempre pautado em oferecer um ambiente acolhedor e adequado para as crianças da cidade. Trabalhando dessa forma, impactamos positivamente o desempenho dos alunos, o desenvolvimento das aulas pelos professores e garantimos uma educação de qualidade. Foi subindo cada degrau dessa forma que chegamos ao 1º lugar no Ideb, resultado que vamos manter, mas sempre procurando melhorar cada vez mais”, ressalta Deise Barroso.