Na primeira sexta-feira de 2025, São Cristóvão presenciou a volta do Projeto Cidade Seresta no Centro Histórico da cidade. Com atração nacional e local, a praça São Francisco recebeu um público expressivo, movimentando a economia e o turismo na cidade. O evento contou com os shows de Banda Natura, Leonne, O Nobre e Zezo Potiguar.
Com realização da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) em parceria com o Governo do Estado, este projeto tem planos de acontecer de forma experimental e trimestral, objetivando a revitalização e preservação da tradição das serestas em São Cristóvão. A iniciativa foi criada em 2000 e foi realizada durante três anos, sendo retomada em 2025.
O resgate de projetos culturais adormecidos na cidade foi um plano constantemente executado pela gestão anterior, que já pleiteava o retorno das serestas. Com o início da nova gestão, foi possível viabilizar o projeto Cidade Seresta, por meio de emenda parlamentar provindas do deputado federal Fábio Reis, direcionadas à Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e repassadas para São Cristóvão, oportunizando a reconstrução da iniciativa.
Para o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento Júnior, a retomada da Seresta como primeiro evento da sua gestão significa mais do que o retorno de uma tradição, trata-se de abraçar uma cultura e mais uma forma de lazer para a população. Além disso, comerciantes locais e o turismo são setores que serão positivamente atingidos. “Estamos começando a gestão com novos passos, a iniciativa tem um grande potencial de transformação para o município, para o turismo, comerciantes e de envolvimento da população. De fato, será uma edição experimental, mas temos planos de expandir a sua periodicidade no futuro. Espero que todos aproveitem com muita alegria”.
Artistas
Na programação musical estão presentes novos nomes, mas também há um veterano. Erivaldo Mangueira Santos é proprietário e saxofonista da Banda Natura, e esteve presente em todas as edições do Projeto Cidade Seresta. Em sua fala, ele expressa a importância e a alegria de poder ver e participar da retomada deste marcante projeto.
“Participei de muitas serestas, sempre acontecia, era muito alegre, as pessoas vinham, divulgavam nossa seresta e a cidade. Esse retorno é muito positivo, movimenta a cidade. Faço questão de participar, para mim é muito importante e é uma honra”, compartilha Erivaldo.
O cantor Leonne afirmou que já visitou a cidade, já prestigiou outros eventos promovidos pela Prefeitura, no entanto, é a primeira vez que ele vem como artista. “Estou muito feliz de estar trazendo o brega do Nobre para este evento. Preparamos um repertório atualizado e com canções que marcaram época também, afinal é uma Seresta e o público veio atrás disso também, portanto, trouxemos um pouco de cada”.
O cantor Zezo de Potiguar encerrou a noite com seus sucessos, levando o público a sofrência e muita dança. Antes de subir ao palco, o cantor parabenizou a iniciativa de retomada de Seresta na cidade e se sente honrado em participar dessa volta.
“A seresta faz parte da minha história está aqui nesse evento é motivo de muita alegria, agradeço a Prefeitura de São Cristóvão pelo convite. Hoje mesmo recebi muitas mensagens, o pessoal contando que vem para o show que já está aqui esperando o show, então estou muito grato pelo carinho e pelo acolhimento. Também estou ansioso para subir ao palco e interagir com todos”, destacou Zezo.
Em seu repertório, o cantor afirma que romantismo não falta. “O romantismo é de lei, nos meus shows também entrego xotes, e então vamos variando o repertório”.
Comércio
Para o comércio, foram disponibilizadas 48 vagas para empreendedores de bebidas e alimentação. A seleção dos comerciantes foi priorizada para os sancristovenses. Sua distribuição resultou em: drinks (07); alimentos (10); ambulantes móvel - isopor - (25); e food trucks (06).
Para o comerciante Júnior Torres, essa é mais uma oportunidade de gerar renda. “Sempre participo dos eventos da Prefeitura, a retomada deste projeto é mais uma oportunidade para nós comerciantes”.
Da mesma forma, a comerciante Cristiane Siqueira compartilha que as expectativas de vendas são as melhores e elogia a organização do evento. “A organização do evento está muito boa, estou gostando. Sempre que eu participo de eventos da Prefeitura as vendas são positivas, e hoje acredito que não será diferente. A retomada da Seresta foi uma ideia maravilhosa, é mais uma oportunidade para nós comerciantes”.
Público
O público se mostrou contente com a retomada do projeto e a programação, como compartilhou Renata Vieira, assistente de loja. “Sou moradora do Eduardo Gomes, gosto muito do cantor Zezo e vim prestigiar o show dele. É a primeira vez que venho em um evento aqui, achei muito bacana a ideia de retomar esse projeto, atingir gostos musicais diferentes e atender todos os públicos. É um ganho para a cidade e para a população”.
Jaqueline Silva, técnica de enfermagem, quando soube que o cantor Zezo iria ser uma das atrações, já convidou as amigas e a família para virem aproveitar a festa. “É um momento de se reunir com a família, se divertir, vim com as expectativas de curtir o show de Zezo que é um cantor que gosto bastante. Além disso, vai ser muito bom para a cidade, para os comerciantes, todos ganham”.
Saúde e Segurança
O Posto de Saúde do evento, localizado no Laboratório Municipal de Saúde Carlos Alberto Santos Feitosa, contou com uma equipe composta por um médico, enfermeiras, uma colaboradora e a coordenadora do espaço. O local foi totalmente equipado para atender casos de urgência e emergência, e, em situações mais graves, o Samu estava disponível para realizar deslocamentos ágeis até o hospital.
No fator segurança, a Polícia Militar estava presente e atenta às eventuais ocorrências, com viaturas em pontos estratégicos. Os agentes de segurança também contaram com tropas especializadas, Choque, BPTRAN e a Base Móvel da PM. Além desses agentes, houve reforço de segurança privada.
Presenças
Prestigiando o evento, o prefeito da cidade, Júlio Nascimento Júnior, estava acompanhado dos deputados estaduais Paulo Junior e Luizão Dona Trampi; secretariado municipal; vereadores e empresários como Marcos Andrade, presidente da Fecomércio.