Com o intuito de preservar a história através das figuras políticas que passaram pela administração municipal da Cidade Mãe de Sergipe, a Prefeitura de São Cristóvão instalou um Memorial de Intendentes e Prefeitos no Paço Municipal. O espaço apresenta a trajetória histórica desde 1889, quando Antônio Miguel esteve à frente como gestor, até os dias atuais, com a figura de Júlio Nascimento, que tomará posse como prefeito da cidade nesta quarta-feira (01). O mural contém nomes e fotos de 35 figuras políticas.
A iniciativa contou com a pesquisa do historiador e diretor do Arquivo Público Municipal, Adailton Andrade. Todo o processo de elaboração do projeto foi conduzido por meio de documentação disponível no equipamento de pesquisa do município, além de encontros com familiares dos gestores presentes no mural.
A última galeria havia sido implantada no governo de Alexandre Rocha (2007–2012) e foi retomada nesta atual gestão de Marcos Santana. Adailton Andrade explica que os intendentes eram administradores nomeados por representantes das fábricas de tecidos da época. “Essas fábricas exerciam influência direta na administração municipal e nomeavam figuras importantes para este cargo. Um exemplo disso foi Augusto Franco, que nomeou Lourival Batista. Outros nomes também marcaram essa época, como Romualdo Prado, Pedro Amado e Hélio Amado, todos indicados por esse grupo influente.”
Ainda segundo ele, a iniciativa do memorial carrega a importância de preservar a memória histórica, mantendo viva a história e a contribuição dos principais formadores do município de São Cristóvão, bem como sua trajetória política. “Preservar essas memórias significa reconhecer o papel desses personagens no desenvolvimento político, econômico e social da nossa cidade”, complementa Adailton.
Hudson Bastos, aposentado, estava apreciando o memorial e relembrando as histórias das figuras, algumas delas, inclusive, seus parentes. “A importância deste memorial é enorme para a cidade, pois resgata as coisas boas que São Cristóvão já teve. Memória e história são coisas preciosas para um município, para a sua população, para as futuras gerações, assim como esta também. Achei uma iniciativa plausível e fiquei muito feliz de terem retomado isso. Estão de parabéns!”
O prefeito Marcos Santana destacou que o memorial apresenta a história cronológica de figuras políticas que contribuíram para o desenvolvimento de São Cristóvão, servindo como ensinamento para todos que visitam o espaço. “Somos a quarta cidade mais antiga do Brasil, fomos a primeira capital de Sergipe. Portanto, tudo o que aconteceu ao longo dos anos teve a contribuição de cada um desses personagens. Hoje, sinto-me muito orgulhoso de estar presente nesse quadro e satisfeito com todo o trabalho realizado nos meus oito anos de gestão. Somos uma São Cristóvão melhor: uma cidade educadora, empreendedora, transparente, turística, com forte economia, entre outras realizações importantes em prol da sociedade. E tenho certeza de que esse desenvolvimento não vai parar, não vai estacionar.”
Fonte PMSC