79996777287

NO AR

São Cristóvão

saocristovao.net.br

Brasil

Governo de Sergipe reforça atenção à saúde animal com lançamento de cadastro de clínicas veterinárias

Publicada em 31/12/24 às 06:25h - 7 visualizações

por São Cristóvão


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: São Cristóvão)

Para promover o bem-estar animal e contribuir para a saúde dos sergipanos, o governador Fábio Mitidieri lançou nesta segunda-feira, 30, o edital Pet Saúde, voltado para credenciamento de clínicas veterinárias. O lançamento fortalece as políticas públicas estaduais de proteção animal e reforça a mensagem da campanha Dezembro Verde, que alerta para a gravidade do abandono de animais, especialmente no fim de ano, período no qual esses casos aumentam significativamente.  O edital será publicado no Diário Oficial e no site da Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal) até o final da próxima semana.

Segundo o governador, estima-se que, no próximo ano, cerca de 4 mil atendimentos sejam realizados por meio do Pet Saúde. “O programa vem para dar assistência àqueles animais que estão sob os cuidados de família em situação de vulnerabilidade social. A gente sabe que, hoje, cuidar de um pet é um investimento muito alto e lançamos esse programa para credenciar as clínicas veterinárias e fortalecer a causa animal em Sergipe”, argumentou Fábio Mitidieri.

Na ocasião, o governador assinou também decreto de transferência da Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal) para a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Até então, a SupAnimal era ligada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) e, em 18 meses de funcionamento do órgão, foram realizados 4.981 atendimentos veterinários, sendo castrados 2.336 animais entre felinos e caninos.

Fábio ainda anunciou a nova gestora da superintendência, Christy Monteiro, que assume a função em substituição a Kitty Lima, que se afasta do cargo para assumir o mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

De acordo com Kitty Lima, o Pet Saúde deve disponibilizar serviços como consultas clínicas gerais, procedimentos cirúrgicos, incluindo castrações, exames laboratoriais e de imagem e atendimento de emergência. “O objetivo é que o programa seja amplo para atender todas as pessoas que realmente precisam. A gente está levando saúde não só para o animal, mas para as famílias sergipanas. E com a superintendência vinculada à SES poderemos ampliar as atividades do órgão”, defendeu.

Edital

O edital é destinado a clínicas veterinárias devidamente registradas, com capacidade técnica e infraestrutura para realizar os atendimentos previstos. A publicação prevê atendimento médico veterinário gratuito à população de baixa renda, ONGs e protetores.

O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, lembrou que a iniciativa contribui diretamente para a redução de riscos de zoonoses e para a promoção de um ambiente mais saudável, em benefício de toda a sociedade. “A iniciativa do governador Fábio é uma importante ação, uma vez que os animais também estão relacionados com doenças e com a saúde pública. O controle de zoonoses, por exemplo, é muito importante para a saúde do estado”, disse.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

79996777287

Visitas: 41794
Usuários Online: 1306
Copyright (c) 2025 - São Cristóvão
Converse conosco pelo Whatsapp!