Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Cristóvão encerraram o ano de 2024 com programações natalinas especiais, promovendo confraternização, arte e integração entre usuários, familiares e a comunidade. Nesta terça-feira (17), o evento aconteceu no CAPS Valter Correia, localizado na Divineia, e contou com apresentações teatrais, intervenções artísticas e o tradicional coral natalino formado pelos próprios usuários.
Edjane Mendes, coordenadora da unidade, destacou a importância do momento: "Hoje é um dia de muita alegria, de confraternização, um momento de celebração por tudo o que fizemos ao longo de 2024. Preparamos uma programação especial, com apresentações teatrais, intervenções de expressão corporal, o Auto de Natal e o coral, que trabalha não só a voz, mas também os sentimentos dos participantes.”
Além das apresentações, o evento contou com a participação especial da Mamãe Noel, uma das usuárias do CAPS, que distribuiu bombons e doces em um gesto simbólico de esperança. Também houve sorteios e brindes para os usuários, promovendo ainda mais interação e entusiasmo. Segundo Edjane, o CAPS Valter Correia atende cerca de 385 pacientes por mês e reuniu aproximadamente 130 usuários para a celebração de Natal. "Esse momento é significativo porque promove socialização, dignidade e autonomia para os participantes, mostrando que o cuidado e liberdade é possível, longe dos manicômios e com muita vida e alegria”, completou.
Guiomar Janaína Freitas, usuária do CAPS, emocionou-se durante a celebração. "Esse momento, em especial, é muito importante para mim. Até chorei, porque o CAPS é a minha família. Eu sou de outro estado, vim para cá em uma situação muito difícil. Eu adotei o CAPS, e fui adotada também. Então, estar aqui hoje me deixa muito feliz.”
Arlindo Santos, usuário da unidade, ressaltou a importância dos encontros de final de ano: "Já é o segundo Natal que participo. Está sendo maravilhoso! Representar o que Jesus passou. Isso é muito gratificante. É uma alegria imensa estar aqui com toda essa turma, participando e celebrando. É uma oportunidade única, uma nova chance de vida, e só tenho a agradecer a Deus e a todos que tornam isso possível.”
Cantata natalina também celebrou a integração no CAPS II João Bebe-Água
No dia 13 de dezembro, o CAPS II João Bebe-Água, localizado no bairro Rosa Maria, realizou um evento semelhante com a mesma proposta de confraternização e resgate do espírito natalino. A programação contou com apresentações do coral natalino, exposições de artigos produzidos nas oficinas e atividades artísticas que proporcionaram momentos de celebração e emoção para todos os presentes.
Stefanie Vieira, coordenadora de atenção psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou que os dois CAPS de São Cristóvão atendem a cerca de 800 pessoas, e enfatizou a evolução dos usuários ao longo do ano: "Durante todo o ano, a gente organiza uma programação com foco na confraternização e na integração entre os usuários, com destaque para a ressocialização. No final do ano, realizamos, como de costume, a Cantata de Natal. Esse momento é de muita alegria e gratidão, porque conseguimos ver a evolução de muitos usuários. Muitos que, no início do ano, não participavam ou eram mais reservados, agora estão aqui ativos, engajados e com o CAPS cheio, não só de usuários, mas também de familiares e membros da comunidade.”