79996777287

NO AR

São Cristóvão

saocristovao.net.br

Brasil

Abertura oficial do FASC 2024 é marcada por homenagens e discurso sobre liberdade e democracia

Publicada em 30/11/24 às 07:46h - 15 visualizações

por São Cristóvão


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: São Cristóvão)

A 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) teve início na tarde de sexta-feira (29), culminando com a cerimônia de abertura no Palco João Bebe Água. O evento, que atraiu artistas, autoridades e amantes da cultura, foi marcado por um discurso emocionante do prefeito Marcos Santana, além de homenagens a importantes personalidades culturais de Sergipe. A cerimônia também contou com a presença de representantes do poder público e patrocinadores. Logo após a abertura, o palco foi ocupado por apresentações de grandes nomes da música, como Timbalada, Afrocidade, Revelação e Tasha e Tracie. 

Em seu discurso, o prefeito Marcos Santana destacou o FASC como um símbolo de resistência cultural, celebrando seus 52 anos de história. O prefeito relembrou a trajetória de retomada do festival, que, após 12 anos de hiato, ressurgiu com ainda mais força, diversidade e pluralidade. Ele agradeceu o apoio da comunidade e enfatizou a importância de fazer de São Cristóvão uma cidade viva e vibrante com arte e cultura. “Não foi fácil, mas conseguimos devolver ao FASC o tamanho e o respeito que ele merece. O festival voltou maior, mais forte, mais plural, celebrando a arte de forma livre e democrática", afirmou o prefeito.

Marcos Santana, prefeito

Parafraseando Gilberto Gil, o prefeito afirmou que a cultura é ordinária, é igual a feijão com arroz, é necessidade básica, tem que estar na mesa, na cesta básica de todos - e é com esse entendimento que o FASC segue sendo uma vitrine para todas as formas de expressão, permitindo a troca de saberes e a liberdade de criação para todos os envolvidos”, continuou. 

Marcos Santana também fez questão de agradecer à Paola Santana, curadora do FASC desde 2017, pela sua competência na coordenação do evento, destacando o trabalho coletivo que permite a grandiosidade do festival. "O FASC é, sem dúvida, um esforço coletivo, que depende do trabalho árduo de muitos para sua realização. É graças a esse empenho que conseguimos dar visibilidade à cultura sergipana", enfatizou o prefeito.

O evento de abertura também foi marcado por uma homenagem especial ao jornalista Eugênio Nascimento, que faleceu no início deste mês. "Eugênio sempre defendeu com coragem os valores da justiça e da ética. Seus princípios e seu legado continuarão a inspirar a todos nós", disse o prefeito, refletindo a importância do legado do jornalista, que sempre se dedicou ao fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão em Sergipe.

A cerimônia contou com a participação do deputado estadual Paulo Júnior, que destacou a relevância do FASC para a cidade e para o estado. "O Festival de São Cristóvão é muito importante para a sociedade de São Cristóvão e para a cultura sergipana. A Prefeitura investe recursos que geram emprego, renda e movimentam a economia local. O FASC é a maior festa popular da cultura sergipana, reconhecida como patrimônio cultural e material do nosso estado", afirmou o deputado, ressaltando a importância do evento não apenas para o público local, mas para a valorização da cultura no calendário cultural do Nordeste e do Brasil.

Paulo Júnior, deputado estadual

Júlio Júnior, Secretário de Infraestrutura, também se fez presente e falou sobre a importância de manter e fortalecer o FASC. "O FASC é o maior evento cultural de Sergipe, um dos maiores do Nordeste e do Brasil. A diversidade de manifestações artísticas, que vão além da música, incluindo literatura, cinema e teatro, é fundamental para o sentimento de pertencimento da nossa população e para o turismo em nossa cidade. Estimativas indicam que o festival atrai cerca de 50 mil pessoas por dia, o que movimenta a economia local e valoriza ainda mais a nossa cidade", explicou Júlio Júnior, destacando o impacto positivo do festival na atração de turistas e no fortalecimento da identidade cultural local.

Júlio Júnior, Secretário de Infraestrutura

Parcerias

Gustavo Paixão, presidente da Fundação de Cultura Aperipê de Sergipe (Funcap), destacou a importância do apoio do governo do Estado à realização do FASC, enfatizando a contribuição logística das forças militares, o patrocínio do Banese e a intervenção de artistas. “É uma grande satisfação estarmos aqui nesta 39ª edição de um festival tão plural e positivo para Sergipe. O FASC movimenta a economia em diversas áreas, como artesanato, economia criativa, cultura, gastronomia, arte, dança e cinema. Ele é um patrimônio de São Cristóvão e de Sergipe, e o governo tem o dever de apoiá-lo, independentemente de questões políticas, pois é um evento vital para a nossa cultura e economia”, afirmou.

Gustavo Paixão, presidente da Fundação de Cultura Aperipê de Sergipe (Funcap)

De acordo com Rosalvo Ferreira Santos, vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe, esta parceria histórica entre a universidade e o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), remonta à primeira edição do evento. Ele ressaltou o papel do prefeito Marcos Santana em fortalecer ainda mais essa relação, aproximando a universidade das iniciativas culturais e das estratégias de desenvolvimento do município. "Com a nova gestão municipal, esperamos que a universidade continue sendo um espaço de diálogo e construção, não apenas para a cultura, mas também para áreas como o trabalho, o meio ambiente e as questões comunitárias de São Cristóvão. A academia pode aprender muito com a cidade e, ao mesmo tempo, contribuir para seu crescimento", afirmou.

Rosalvo Ferreira Santos, vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe

Felipe Lemos, gerente do escritório da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, ressaltou a importância da parceria do banco com o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). “A colaboração com o FASC e com a Prefeitura de São Cristóvão é essencial para a continuidade e crescimento do evento. O Banco do Nordeste tem um compromisso de longo prazo com a cultura, a arte e, principalmente, com nossas raízes nordestinas, que estão tão bem representadas neste festival. Para o banco, é uma grande honra ser parceiro na realização deste evento tão significativo”, pontuou. 

Felipe Lemos, gerente do escritório da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste

Marco Antônio Queiroz, presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), reforçou a importância da parceria do banco com o evento, que é considerado um dos maiores símbolos culturais da cidade e do estado. “"O Banese tem o orgulho de estar mais uma vez presente neste grande evento cultural, que é um dos maiores símbolos de São Cristóvão e do nosso estado. Este ano, trazemos para o festival a exposição 'Cores da Gente' e teremos a apresentação da Orquestra Jovem, composta por 260 crianças e adolescentes que o Instituto Banese patrocina. Estamos aqui não só como patrocinadores, mas como colaboradores na construção e promoção da arte e da cultura de Sergipe”, afirmou. 

Marco Antônio Queiroz, presidente do Banco do Estado de Sergipe

Presenças na solenidade

Luíz Eduardo Oliva, superintendente do Iphan, destacou a importância histórica e cultural do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). "Marcos Santana, numa visão extraordinária, retoma o Fasc e dá a ele a dimensão que ele precisava ter. Não é apenas uma festa de largo, ele tem um compromisso com a união entre a cultura sergipana e a nacional. Durante um período a cultura sergipana era alimentada pelo festival, porque era a grande vitrine. Cruzávamos com grandes artistas como   Moreira da Silva, Dona Ivone Lara, Carlos Lira, um dos papas da Bossa Nova, Nelson do Cavaquinho, Arrigo Barnabé, Waly Salomão, Ariano Suassuna, Jorge Amado. Ou seja, grandes figuras da cultura nacional estiveram aqui presentes e fez com que São Cristóvão atraísse um olhar diferente”, explicou. 

Luíz Eduardo Oliva, superintendente do Iphan

Oliva também ressaltou como o FASC contribuiu para a valorização de São Cristóvão, uma cidade que, antes do festival, era quase esquecida. A Praça São Francisco, símbolo histórico da cidade, ganhou reconhecimento internacional como patrimônio da humanidade, e a cidade passou a ser vista sob uma nova perspectiva cultural e histórica. Ele atribui grande parte desse processo à continuidade e ressignificação do festival, que teve um papel central na preservação e promoção do patrimônio histórico e cultural de São Cristóvão.

Jackson Barreto, ex-governador de Sergipe, prestigiou o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) e fez questão de destacar a importância da atual gestão de Marcos Santana para a continuidade e fortalecimento do evento. "O prefeito Marcos Santana foi um líder altamente competente e trabalhador, que deixou uma grande obra para São Cristóvão. Mas, entre todas as suas realizações, a recuperação do FASC é, sem dúvida, a mais significativa. Ele soube valorizar algo essencial, que vai além do concreto, que não se constrói com cimento, mas com inclusão: a cultura, especialmente a cultura popular. O povo de São Cristóvão tem muito a agradecer a um prefeito que tem uma visão ampla, que integra a cultura, a inclusão social e as obras de infraestrutura, fechando seu governo com a realização de mais uma edição histórica deste festival", ressaltou.

Jackson Barreto, ex-governador de Sergipe

Sobre o Fasc

O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese, MTur/Sesc, Banco do Nordeste e Correios patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia, da Colortex e da RR Conect.

Confira a programação completa do Palco João Bebe Água

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

Serigy All-Stars - 20h

Marina Lima - 22h

Baiana System - 00h

The Baggios - 02h

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

Joba Alves (De Gonzaga a Gonzaguinha) - 19h

Arnaldo Antunes - 21h

Clinton Fearon - 23h

Don L - 01h

FONTE PMSC




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

79996777287

Visitas: 41526
Usuários Online: 1038
Copyright (c) 2025 - São Cristóvão
Converse conosco pelo Whatsapp!