Nesse domingo (24), a segunda edição do Passeio Ciclístico Cidade Mãe, promovido pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), reuniu os ciclistas sancristovenses de outros municípios para um circuito recreativo no Centro Histórico da cidade. Com o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, o evento, que começou às 7 horas, teve o intuito de incentivar hábitos saudáveis e o uso de transportes alternativos, como bicicletas, como forma de preservação do meio ambiente.
A concentração para o passeio aconteceu no Cristo Redentor, seguindo em direção ao Parque Natural Aloísio Fontes, conhecido como Bica dos Pintos. O trajeto incluiu a praça São Francisco e outros marcos importantes do centro da cidade. Ao longo da atividade, foi trabalhada a conscientização dos participantes sobre segurança no trânsito, por meio da distribuição de materiais educativos que reforçaram o papel de cada pessoa na construção de um tráfego mais seguro e responsável.
Cerca de 400 participantes alegraram o circuito e os primeiros a chegarem ainda foram contemplados com kits exclusivos oferecidos pelo Sest Senat, contendo garrafinhas e bonés. Além disso, pontos de acolhimento contaram com estudantes de enfermagem à disposição para aferir pressão arterial e glicemia. O destino final do passeio ainda contou com entrega de lanches, realização de massagens, e sorteios de diversos prêmios, como bicicleta, smartphone, dinheiro via PIX, e outros brindes relacionados ao esporte.
Nilton Santos, superintendente da SMTT, destacou que a intenção do evento não foi a promoção de uma corrida, e sim de um passeio para todas as idades e toda a família. “É uma oportunidade de divulgar os pontos turísticos da cidade e fomentar a mobilidade urbana”, explicou Nilton.
De acordo com o diretor de trânsito da SMTT, José Robson, a ideia principal do passeio partiu do ensejo de abordar três fatores interligados: meio ambiente, trânsito e saúde. “No aspecto ambiental, sabemos que, ao utilizar bicicletas em vez de veículos motorizados, contribuímos para a redução da poluição do ar causada pela emissão de gases da combustão. Isso diminui o impacto ambiental e favorece a qualidade de vida”, pontuou, continuando:
“Em relação ao trânsito, ao reduzir o número de veículos nas ruas e aumentar o uso de bicicletas, estamos também ajudando a melhorar a mobilidade urbana e, novamente, contribuindo para a redução da poluição do ar. E no âmbito da saúde, o uso da bicicleta é uma ferramenta eficaz para combater o sedentarismo, que é um dos maiores problemas enfrentados atualmente. Pedalar favorece a saúde física e, consequentemente, melhora a qualidade de vida”, concluiu o diretor.
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, participou do passeio como ciclista, e, para ele, foi um momento de diversão e de comprometimento com a saúde física. “É um momento para as pessoas fazerem uma atividade física saudável, que contribui para melhorar a saúde, e também de convivência e cuidado com a cidade, fortalecendo laços entre a comunidade”, enfatizou o gestor.
Fortalecendo a segurança alimentar na Cidade Mãe
No momento da inscrição, foi sugerido previamente a doação de 1kg de alimento não perecível para ser doado ao Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan). Esse movimento acarretou na entrega de 175kg de alimentos, superando a primeira edição do evento, que havia recebido 150kg.
Ingride Ramos, nutricionista do Cresan, explicou que, com o montante arrecadado, a equipe do centro montará kits de alimentação que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar atendidas pelo equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
“Esses eventos são importantes para que o nosso banco de alimentos se mantenha sempre abastecido. Hoje, nosso banco se sustenta muito com esse tipo de parceria, então é interessante que por meio da própria prefeitura tenhamos esse tipo de incentivo para conseguirmos arrecadações”, realçou a nutricionista.
Ciclistas engajados
Foi a primeira vez que Célia Nascimento, moradora do centro de São Cristóvão, participou do passeio ciclístico e achou ótima a interação com o evento e outros participantes. “Eu amei, gostei muito. Já corro um pouquinho e essa foi uma oportunidade para iniciar no ciclismo. Com certeza pretendo participar dos próximos”, afirmou a ciclista.
Marta Santos foi outra participante que destacou a alegria em concluir o passeio, principalmente por ser contemplada no sorteio e ganhar uma bicicleta nova: “Eu fiquei surpresa, porque participo de alguns passeios, sempre torço pelos meus colegas, mas é a primeira vez que ganho algo. Eu pedalo há pouco tempo, mas gosto de passear e me animei ainda mais quando soube que poderia vir com toda a família”.
Ganhador do celular sorteado, Edvaldo Vasconcelos frisou que foi maravilhoso ganhar o presente, agradecendo a toda organização por proporcionar um evento que movimenta toda a comunidade. “Espero que tenha ainda mais passeios como esse, que incentiva a participação tanto de idosos quanto dos mais jovens”, finalizou.