A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) entende a imunização do município como uma prioridade na prevenção de doenças e comorbidades que arriscam a saúde e o bem-estar da população. Diversas ações são frequentemente promovidas para estimular o acesso e a conscientização sobre a importância das vacinações. Como reconhecimento disso, o município foi premiado na última quarta-feira (20) como o 2º melhor projeto de imunização do Nordeste pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), durante a participação na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.
A premiação marcou o terceiro dia de evento, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de novembro e teve como objetivo contribuir com a ampliação da cobertura vacinal no Brasil. Entre as apresentações das mais de 300 experiências de imunização selecionadas em todos os estados, 54 experiências participaram da oficina nacional, que aconteceu em Brasília, no Distrito Federal.
Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização de São Cristóvão, apresentou o projeto intitulado “Imuniza Cidade Mãe: Das ladeiras às marés fortalecendo as ações de imunização dos filhos da quarta cidade mais antiga do Brasil”, escrito em conjunto com outros membros da SMS. Fernanda Santana, Emily Nardelli, Vanessa Meneses, Rayane Nolasco, Glaucia Freire e Maria Fernanda Camarço também assinam o trabalho.
“Participar de um evento desse porte é de extrema importância, não só pelo reconhecimento nacional, mas também porque ele é organizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), conferindo ao encontro uma relevância internacional. Trata-se do maior projeto de imunização em saúde pública do Brasil. Estar nesse espaço nos permite aprender, ouvir, mostrar nossa cidade e, ainda, conquistar visibilidade”, afirmou a coordenadora, completando:
“É um reconhecimento para cada agente de saúde, cada vacinador e cada trabalhador do SUS em São Cristóvão. Esse prêmio reforça a importância do trabalho coletivo, valoriza as estratégias implementadas e mostra que elas estão funcionando”.
O tema do projeto permeou a condução das estratégias de imunização da Cidade Mãe, considerando a extensão e diversidade do território, que conta com zonas ribeirinhas, rurais e urbanas. A apresentação também mencionou o papel essencial dos enfermeiros e agentes de saúde na busca ativa das crianças, o sistema de registro de vacinas e os desafios enfrentados, além das iniciativas adotadas para melhorar os indicadores.
Para Fernanda Santana, secretária de saúde de São Cristóvão, é um orgulho ter o trabalho dos profissionais do município sendo aclamado, destacando a dedicação de uma atuação coletiva para garantir a saúde da nossa população.
“Sabemos que a imunização é fundamental para proteger a população de todas as idades contra doenças graves. Por isso, nossa missão vai além da aplicação de vacinas. Precisamos conscientizar cada vez mais a população sobre a importância da vacinação, não só para proteger o indivíduo, mas toda a nossa cidade. A vacina é a nossa maior aliada na prevenção, e este prêmio reforça o quanto temos trabalhado com comprometimento e dedicação para aumentar a cobertura vacinal e, assim, garantir uma cidade mais segura e saudável para todos. Continuaremos nessa luta, pois a saúde de nossa comunidade é a nossa maior prioridade".