A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), realiza a distribuição de alimentos para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social ao longo do ano, garantindo o acesso a alimentos saudáveis e nutritivos. Durante o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), equipes do Centro estarão em prontidão recolhendo os alimentos na Biblioteca Municipal Lourival Baptista, na Praça São Francisco.
O Fasc está com uma extensa programação que se inicia no dia 29 de novembro e segue até o dia 01 de dezembro, em períodos diurnos e noturnos. Todos os visitantes e foliões estão convidados a trazer um 1kg de alimento não perecível e contribuir com o Banco de Alimentos do Cresan, que distribui cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.
O Cresan está, de forma frequente, presente em eventos da Prefeitura, incentivando as doações de alimentos aos cidadãos para manter o Banco de Alimentos abastecido. O principal objetivo do equipamento é garantir o direito humano à alimentação adequada, oferecendo alimentos de qualidade e promovendo a educação alimentar. Dessa forma, parcerias com eventos variados ao longo do ano no município são essenciais.
De acordo com a nutricionista do equipamento, Ingride Ramos, o programa atende cerca de mil famílias mensalmente. “Essas ações vêm para fortalecer as nossas iniciativas, aderimos à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos e, por isso, precisamos dessas parcerias para consolidar o nosso banco e ampliar a distribuição”, destaca.
Durante o Fasc, a coleta dos alimentos ficará concentrada na Biblioteca Municipal Lourival Batista, que fica localizada na Praça São Francisco. No primeiro dia do evento, na sexta-feira, a equipe estará no local das 16h às 22h, já no sábado de domingo, os alimentos serão recolhidos das 15h às 21h.
“Convido a todos que venham curtir muito o Festival e contribua com o seu 1kg de alimento não perecível e nos ajude a combater a fome e insegurança alimentar de muitas famílias aqui na nossa cidade”, reforça a nutricionista do Cresan.
Sobre o Fasc
Com 39 edições e 52 anos de história, o Festival de Artes de São Cristóvão foi retomado em 2017 e conta com uma programação diversificada, que inclui música, cinema, teatro, literatura, folclore, artes visuais e gastronomia, atraindo artistas locais e de outros estados.
Os principais palcos do evento são: João Bebe Água, na Praça São Francisco; Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; e Mariano Antônio, no Largo da Matriz. Outras atividades ocorrem no Samba na Bica, na Galeria de Artes Vesta Viana, no Cine Trianon e no Salão de Literatura Manoel Ferreira.
Entre as atrações deste ano, estão Marina Lima, Arnaldo Antunes, Don L, Timbalada e Afrocidade, o jamaicano Clinton Fearon, além de nomes sergipanos como Serigy All-Stars, Samba do Arnesto, Iggo Centaura, Nêga Doce e Danilo Duarte & os Beneditos.
O Festival é organizado pela
Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e
Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o
Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella
Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado,
Instituto Banese e MTur/Sesc patrocinam o evento, que também conta com o
apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.
Fonte PMSC