A partir desta segunda-feira, dia 18, até o dia 02 de dezembro, estão abertas as inscrições para o Vem de Sergipe LAB, o primeiro laboratório dedicado ao desenvolvimento de roteiros de longa-metragem de ficção com foco exclusivo em projetos sergipanos. A iniciativa faz parte do Sercine 11, realizado pela Rolimã Filmes com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Nº 06/2023 – TARCÍSIO DUARTE, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – FUNCAP/SE.
O Vem de Sergipe LAB visa conectar roteiros originais de autoras(es) estreantes de Sergipe ao mercado audiovisual nacional, contribuindo para a presença de histórias locais nas telas brasileiras. Para as pessoas selecionadas, o projeto oferece hospedagem, alimentação, workshops e consultoria de especialistas em roteiro, com o propósito de impulsionar a carreira dos roteiristas participantes e promover conteúdos genuinamente sergipanos no cenário audiovisual.
De acordo com a coordenadora de formação do Sercine, Jéssica Maria Araújo, é de extrema importância viabilizar projetos por meio de editais como da Lei Paulo Gustavo. “Como roteirista sergipana, sinto uma imensa satisfação em viabilizar, por meio dos editais da LPG, a criação de um LAB aqui em nosso estado. A expansão do setor audiovisual é uma causa pela qual lutamos há muitos anos, desde os tempos de graduação no curso de Audiovisual da UFS. Nosso desejo é que cada vez mais histórias criadas em Sergipe possam florescer e alcançar audiências em todo o país”, celebra.
O VEM DE SERGIPE LAB é uma Residência Artística, com foco em desenvolvimento de projeto de Longa-metragem e será realizado em ambiente PRESENCIAL, de 31/01/25 a 02 de fevereiro de 2025 , com a participação de até 6 (seis) selecionados. As inscrições vão até o dia 02 de dezembro e podem ser feitas através do link na bio das páginas do Instagram da Rolimã Filmes (@rolimafilmes) e do Festival Sercine (@festivalsercine). O resultado será divulgado no dia 23 de dezembro.
Conheça os consultores desta edição
Com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual, Marília Nogueira acumula uma vasta experiência em roteiro e direção, que vai do branded content ao longa-metragem. É idealizadora do Cabíria Prêmio de Roteiro e cofundadora do Ponto de Cultura Casa Viva. Ao longo de sua carreira, colaborou como assistente de direção com cineastas renomados, como Lucia Murat (Taiga Filmes), Gabriel Martins e Maurílio Martins (Filmes de Plástico). Como diretora, assinou quatro curtas-metragens que circularam por festivais no Brasil e no exterior. Através do projeto Escreva Criatura, realiza processos de facilitação e mentoria para escrita criativa e audiovisual.
Lucas Daniel é coordenador pedagógico do Cruza Criativa, produtora de desenvolvimento de roteiristas periféricos (PE). Roteirista e produtor, dirigiu programas para a TVU/PE como Cesta Cultural e Sessão de Cinema Pernambucano e produziu “A Palavra da Boca pra Fora” e “Babalu é Carne Forte”, este último apresentado no mercado de Cannes. Passou pelos labs Películas Negras e Taquary com “Encaro o Espelho, Vejo Escuridão”. Atua como consultor de roteiro e é pesquisador vinculado ao PPGCOM/UFPE.
Fonte: Assessoria de Imprensa