Será lançado, na próxima sexta-feira, 22, o filme de curta-metragem ‘Sobre Plantas, Mãos e Fé’ , que mergulha nas raízes da cultura e espiritualidade do município de São Cristóvão/SE, nos transportando para um universo em que a reza e as folhas têm um grande poder de cura. A exibição acontece no Cine Theatro Lar Imaculada Conceição, na Rua Erundino Prado, 55, Centro da Cidade Mãe de Sergipe.
A obra foi produzida pela equipe de audiovisual do terreiro Ilê Axé Alarokê e é um verdadeiro tributo às benzedeiras, guardiães dos saberes ancestrais indígenas e afro-brasileiros. O filme une documentário e performance, entrelaçando a narrativa poética e as nuances da representação da realidade dessas mulheres que fizeram e fazem parte da história da cidade com suas práticas curativas.
A produção traz uma importante contribuição para as comunidades tradicionais de Sergipe, pois visa salvaguardar a memória de importantes personagens do universo das práticas religiosas populares. Realizado entre março e outubro deste ano, com direção de Danielle Azevedo e Gabriela Alcântara, o curta traz como entrevistadas Maria de Fátima Souza, de 71 anos de idade, e Inez Sobreira Cavalcante, 74 anos, duas grandes rezadeiras do município.
O filme faz ainda uma bela homenagem a outras quatro rezadeiras locais de grande prestígio e que já faleceram: Maria Helena da Hora (do Povoado Coqueiro), Marizete Silva dos Santos (Povoado Apicum), Joana Maria de Jesus (Povoado Colônia) e Marinalva Menezes de Oliveira (Povoado Arame I). Usando a técnica lambe – de colagem urbana e arte de rua, a equipe de produção audiovisual afixou em tecido estampando fotografias em tamanho quase real das homenageadas.
Além da exibição do filme, o evento de lançamento contará com uma roda de conversa com as rezadeiras e integrantes da equipe, como Danielle Azevedo (Direção e Roteiro), Rita Avelar (Produção e Direção de Arte), Lucas Cachalote (Produção Executiva), Deloer Júnior (Direção de Fotografia e operador de Câmera), Dayane Dantas (Operadora de Câmera) e Lu Silva (Edição, color e finalização).
O filme foi realizado por meio do Edital de Chamamento Público para a Seleção de Projetos Audiovisuais Nº 003/2023, lançado pela Prefeitura de São Cristóvão/SE, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo “João Bebe Água” (FUMCTUR), com recursos da Lei Complementar Federal Nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo.