A Prefeitura de São Cristóvão realizou nesta segunda-feira (11), a entrega de certificados para os mototaxistas que concluíram o curso de capacitação profissional promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEMDET), em parceria com o SEST SENAT Sergipe. A cerimônia, que ocorreu no auditório do Paço Municipal, reuniu representantes da Prefeitura, do SEST SENAT e do Sindicato dos Mototaxistas, além dos 19 profissionais que completaram a formação. Com carga horária de 30 horas, o curso foi composto por etapas teóricas e práticas, com foco na segurança e no atendimento ao cliente.
Gerson dos Santos Júnior, diretor do SEST SENAT Aracaju, destacou o papel da capacitação para a segurança e valorização dos mototaxistas, bem como a relevância da parceria com a prefeitura. “A gente fica muito satisfeito com essas qualificações que conseguimos ofertar, especialmente com o apoio do prefeito Marcos e do secretário Josenito, que têm sido parceiros ativos, sempre atentos em melhorar a saúde e segurança de vocês, profissionais que trabalham em condições tão adversas, sob sol, chuva e com tantos desafios no dia a dia”, afirmou. Gerson também manifestou a intenção de expandir as atividades: “Queremos implementar outras oportunidades de formação, alcançando cada vez mais pessoas e mudando realidades.”
Josenito Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ressaltou que a formação não só contribui para a segurança no trânsito, mas também abre novas frentes de empregabilidade. “Esse curso não só melhora a segurança no trânsito, mas também aprimora o atendimento ao público, que é um diferencial. Além disso, abre uma nova frente de empregabilidade para vocês, especialmente com o crescimento das compras online”, pontuou o secretário, indicando o compromisso da SEMDET em promover mais capacitações para fortalecer a categoria.
O prefeito Marcos Santana também celebrou a parceria com o SEST SENAT e reafirmou o compromisso de proporcionar mais oportunidades de capacitação aos trabalhadores. “Esse curso tem um custo que a prefeitura, em parceria com o SENAT, se comprometeu a custear, garantindo que vocês recebam essa formação sem nenhum ônus”, explicou o prefeito. Ele adiantou que outras turmas e novos cursos estão sendo planejados para atender demandas específicas do município, incluindo programas de CNH digital e primeiro emprego. “Estamos focados em atender as demandas da nossa cidade. Queremos oferecer essas qualificações para que todos tenham mais oportunidades de empregabilidade.”
A diretora do trabalho da SEMDET, Neusa Malheiros, enfatizou o impacto positivo da formação para a segurança dos mototaxistas e para a comunidade como um todo. “Esse curso é mais uma forma de contribuir para um trânsito mais seguro e um atendimento mais qualificado. Cada mototaxista aqui hoje está mais preparado e confiante para atender nossa população com qualidade e segurança”, declarou Neusa.
Para Renisson Oliveira, mototaxista que concluiu o curso, a capacitação foi transformadora. “Esse curso me fez ver o quanto nossa profissão pode ser valorizada. Agora me sinto mais seguro para atender melhor os passageiros e fazer meu trabalho com mais qualidade” compartilhou Renisson.
Claudiano Santos de Jesus, outro profissional que concluiu a formação, ressaltou o impacto do curso em sua vida e trabalho. “Com o curso, me sinto mais qualificado, principalmente para lidar com a fiscalização. Isso não é só uma questão de conhecimento, mas de melhoria de vida — mais um salário, uma renda melhor. E isso faz toda a diferença”, afirmou Claudiano.
Fotos: Heitor Xavier.