A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), concluiu nesta sexta-feira (08) mais uma etapa de capacitação profissional com o encerramento de seis turmas dos cursos de marcenaria moderna, eletricista predial, confeitaria e padaria. Oferecidos em parceria com o Projeto de Interiorização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os cursos, com 60 horas de duração ao longo de 40 dias, visaram preparar moradores de São Cristóvão para o mercado de trabalho, ampliando suas oportunidades de inserção e crescimento profissional.
Josenito Oliveira, secretário da Semdet, destacou a relevância das ações de capacitação e a importância de manter essas iniciativas em andamento. “Estamos dando continuidade aos nossos cursos de capacitação profissional, formando alunos que estarão preparados para o mercado de trabalho, atendendo especialmente às empresas do nosso município. Isso também é uma oportunidade para que possam montar seus próprios negócios. Além disso, a nossa Sala do Empreendedor está disponível para oferecer todo o apoio necessário a quem deseja se formalizar como microempreendedor individual e gerar empregos”, explicou.
Neusa Malheiros, diretora do trabalho da Semdet, enfatizou os planos futuros e o compromisso em ampliar as oportunidades para os moradores de São Cristóvão. “Para este ano, encerramos a temporada de cursos em parceria com o Senai, mas já estamos em processo de avaliação para os cursos do próximo ano. Estamos pensando no mercado de trabalho local, nas demandas e no desenvolvimento do distrito industrial, incluindo a Maratá. A ideia é fortalecer ainda mais a qualificação da mão de obra local para atender às novas oportunidades de emprego”, afirmou.
O prefeito Marcos Santana também reforçou a importância das parcerias e do investimento contínuo em capacitação para o município. “A qualificação profissional é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da nossa cidade e para a dignidade das pessoas. Ver nossos moradores se preparando e aproveitando essas oportunidades me enche de orgulho pelo legado que conquistamos e reforça nosso compromisso da próxima gestão, de seguir buscando novas parcerias e expandir ainda mais os programas de capacitação”, destacou o prefeito.
Depoimentos de aluno e professor
Cláudio da Silva, aluno do curso de marcenaria, refletiu sobre sua experiência e destacou os pontos positivos da formação. “Esse foi o meu primeiro curso aqui. Já tinha feito marcenaria antes no Senac, mas não consegui participar das outras vezes. Fiquei muito feliz em ter essa oportunidade, com todo o equipamento necessário, além de um ambiente preparado, confortável, o que facilita muito o aprendizado”, disse.
Vinícius Alves da Silva, professor de marcenaria do Senai, comentou sobre o impacto do projeto na vida dos alunos e na comunidade. “É sempre bom usar nosso conhecimento para qualificar os alunos e ajudar pessoas, muitas vezes de comunidades carentes. Esse projeto me preenche; é muito gratificante. Já vimos alunos aplicando o que aprenderam durante o curso, pegando encomendas e consertando suas coisas em casa. Esse retorno é gratificante demais”, destacou o professor.
Cerimônia de encerramento e palestra
A cerimônia de encerramento contou com a presença de alunos de todas as turmas, professores e convidados, celebrando o término de mais uma fase de capacitação. Durante o evento, Anderson Santos de Rezende, coordenador de empreendedorismo da Semdet, conduziu uma palestra sobre empreendedorismo e a relevância do MEI para os formandos. “Vamos falar sobre a importância da Sala do Empreendedor e como ela pode ajudar quem passou por esses cursos a formalizar seus negócios. Queremos mostrar como o MEI é uma ferramenta para que possam empreender e se desenvolver”, detalhou.
Arilda Alves, supervisora e coordenadora pedagógica do Senai, destacou o impacto transformador da parceria entre a instituição e a Prefeitura. “Sempre enfatizamos a importância dessa união entre o município e o Senai, pois sabemos o quanto esses cursos de capacitação podem transformar vidas, principalmente em municípios mais distantes da capital. Eles oferecem acesso de qualidade ao mercado de trabalho e são uma porta de oportunidades”, afirmou.