A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), em parceria com a empresa Colortex e com o apoio da Condor e Vasconcelos Representações, tirou do papel o projeto “Cores da Cidade Mãe”. A iniciativa se baseia na pintura das casas da Avenida Paulo Barreto, no bairro Romualdo Prado, como uma forma de deixar a cidade mais alegre e colorida, harmonizando a entrada do Centro Histórico com o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que terá início no dia 29 deste mês. O mutirão foi iniciado no último sábado (09) e seguirá até o dia 17, próximo domingo.
Os primeiros passos da execução do projeto incluíram visitas aos moradores para coletar assinaturas de confirmação junto a agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Segundo a coordenadora de projetos e captação de recursos da Fumctur, Sueline Monteiro, no primeiro momento, foram recolhidas mais de 30 assinaturas. “Passamos de casa em casa explicando a ação e com documentos para colher as assinaturas de autorização. Nesse mesmo documento, o morador poderia escolher a cor desejada entre amarelo, verde, azul e laranja. As portas e grades serão pintadas uniformemente de branco.”
Com o início das pinturas no último sábado, outras casas foram incluídas na lista de acordo com a procura de novos moradores interessados. "Inicialmente, antes de começarmos a ação, até a sexta-feira, dia 8, tínhamos 38 casas cadastradas. Porém, nesse primeiro dia de mutirão, mais casas foram incluídas, e nosso objetivo é chegar a cerca de 60 casas. Algumas delas têm revestimentos que impedem a intervenção, mas, nas demais, faremos a pintura sempre que for tecnicamente possível”, complementou Sueline.
De acordo com a diretora da empresa Colortex, Natália Azevedo, a iniciativa casa muito bem com o Festival de Artes de São Cristóvão. “Para a gente, é uma honra poder contribuir para deixar a cidade mais bonita, mais colorida, participando junto com a Prefeitura nessa ação. Ficamos muito felizes, porque esse é justamente o propósito da empresa: fabricamos tintas para que elas ajudem a transformar os lares, trazendo alegria com as cores.”
Além das tintas, a empresa contribuiu com materiais de pintura, como rolos, pinceis e equipamentos a jato, caso houvesse a necessidade de realizar a limpeza da fachada antes de começar a pintura. E, para que o trabalho tivesse mais qualidade, estiveram presentes também os técnicos de pintura da empresa, para instruir os moradores e os voluntários do mutirão. “A Prefeitura organizou esse mutirão, além de os próprios moradores se mostrarem engajados, tanto com suas casas quanto com as dos vizinhos, e estão super satisfeitos. E nós ficamos felizes em ver a felicidade deles”, acrescenta a diretora da Colortex.
Moradores
Os moradores mostraram-se gratos pela iniciativa e se voluntariaram no mutirão. Alex dos Santos, morador, compartilhou sua felicidade: “A iniciativa é muito boa, a Prefeitura está de parabéns, nossa rua estava precisando mesmo de cor, de alegria. Nossas fachadas pintadas trazem mais valorização para os nossos lares e para a rua. Estou feliz!”
Da mesma forma, José Francisco Soares, morador, demonstrou alegria em ver sua casa sendo pintada. “Estou gostando muito da pintura da minha casa, a cor é linda, a rua vai ficar um encanto!”
Elizeu Gilberto Marques, outro morador, fez questão de parabenizar a Prefeitura. “Quero parabenizar o prefeito por essa iniciativa, por deixar nossas casas mais bonitas, com produtos de boa qualidade. E, com tudo isso, quem mais ganha somos nós, munícipes.”