As irmãs Tasha e Tracie, figuras emblemáticas do rap e da moda urbana brasileira, estão confirmadas no lineup da 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que acontecerá entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro. A presença das artistas no evento amplia a diversidade musical do Fasc, que celebra este ano o tema “Cidade Viva”, e reforça o espaço para artistas independentes com forte representatividade cultural e social.
Com um trabalho que transita entre a música e o ativismo, Tasha e Tracie são conhecidas por suas letras potentes e envolventes que abordam temas como resistência, autoestima e experiências urbanas.
As irmãs, que cresceram na zona sul de São Paulo, começaram a carreira como influenciadoras de moda e logo migraram para o rap, conquistando um público fiel que admira a autenticidade e a força de sua mensagem. Entre os projetos musicais mais marcantes está o EP Diretoria, lançado em 2021, com faixas que se destacam por suas letras carregadas de crítica social.
Desde o início de suas carreiras, Tasha & Tracie chamaram a atenção por suas performances energéticas e letras impactantes. Suas músicas, como "Desce" e "Hoje", se tornaram verdadeiros hinos e alcançaram milhões de visualizações nas plataformas digitais. Somente no Spotify as artistas contam com quase 1,5 milhão de seguidores. A dupla já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira e internacional, consolidando sua posição como um dos principais atos do hip hop nacional.
O Fasc
A edição de 2024 do Festival de Artes de São Cristóvão tem como tema “Cidade Viva” e acontecerá entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro de 2024, reunindo música, cinema, teatro, literatura, folclore, artes visuais, culinária e várias outras manifestações artísticas no coração de São Cristóvão.
Completando 52 anos, na sua 39º edição, o festival espera receber centenas de artistas sergipanos e de outras regiões do país. Estão garantidos espaços como os palcos João Bebe Água, na Praça São Francisco; Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo; e Mariano Antônio, no Largo da Matriz. O Samba na Bica é outro espaço que retorna após o sucesso da edição anterior; bem como a Galeria de Artes Vesta Viana; o Cine Trianon, no Cine Theatro Imaculada Conceição; e o Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco.
O Fasc confirmou outras atrações importantes como Marina Lima, Arnaldo Antunes, Timbalada e Afrocidade, e o grupo Serigy All-Stars que cantarão no Palco João Bebe Água; o trio Nêga Doce, e Mãeana que performarão no palco Frei Santa Cecília; e atrações como Samba Deles, Trakinagem, e Danilo Duarte & os Beneditos, que animarão o Samba na Bica. O Salão de Literatura ainda conta com escritores renomados, como Arnaldo Antunes, Itamar Vieira Junior e Amara Moira.
O FASC é promovido pela Prefeitura de São Cristóvão em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), a Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Contando com o apoio de empresas patrocinadoras como Maratá, Estrella Galicia e Coca-Cola, o festival também recebe apoio da SE - Sistema Engenharia e da Colortex.
Foto de capa: acervo das artistas.