A 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa em 29 de novembro com o tema “Cidade Viva”, trazendo três dias de intensa programação cultural em diversos espaços da cidade. Um dos destaques do evento é o Música na Igreja, realizado pelo segundo ano consecutivo na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
Construída no século XVIII para os escravos alforriados e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943, a igreja receberá as atrações musicais às 15h e às 17h, neste local que carrega profunda relevância histórica e cultural para o município.
A programação do Música na Igreja contará com uma seleção diversificada de artistas, incluindo a Small Big Band, Denisson Oráculo, Diego Lima, que apresentará seu projeto “ViolãoCello”, Membrana, além de Nino Karvan e Heitor Mendonça com o show “Sertões da Gente”, e o Trio Crav&roza.
Segundo Paola Santana, diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), o Música na Igreja é uma forma de valorizar o patrimônio cultural de São Cristóvão e, ao mesmo tempo, ampliar o acesso a diversas expressões musicais. “Estamos levando a diversidade musical para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que é um marco de resistência e memória do povo negro em nossa cidade. Essa programação permite que o público vivencie a cultura de forma mais próxima, em um espaço que conta a história de São Cristóvão e reforça o sentimento de pertencimento na comunidade”, ressaltou Paola.
Sobre o FASC
O Festival de Artes de São Cristóvão
é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fumctur,
em parceria com Villela Produções, Ministério da Cultura e Governo do
Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com o
patrocínio da Maratá e o apoio da SE - Sistema Engenharia e Colortex.