Nessa segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu a "Corrida Outubro Rosa: Unidos Contra o Câncer de Mama e de Colo de Útero" em alusão à campanha Outubro Rosa. A corrida teve início na UBS Bruno Kaique, localizada no bairro Madre Paulina, e seguiu até a Academia da Saúde do bairro Rosa Maria. Com um percurso de quase 2 km, os participantes ainda tiveram uma aula de dança após a chegada, tornando a tarde mais animada e promovendo o bem-estar.
De acordo com a coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Rosely Mota, a ideia do evento surgiu devido à necessidade de estimular a população a se prevenir contra o câncer de mama, especialmente neste mês, dedicado à conscientização sobre o tema. “Como o sedentarismo e a obesidade/sobrepeso são fatores de risco importantes para essa patologia, decidimos associar o evento à Academia da Saúde e aos grupos de atividade física das unidades de saúde do município para realizar essa grande corrida em prol da prevenção do câncer de mama e do incentivo à prática de atividade física.”
Júlia Mota, aposentada e participante do evento, destacou sua felicidade em poder participar da corrida e praticar a atividade física, que tanto gosta, como forma de incentivo para outras mulheres na realização dos exames preventivos contra o câncer de mama e de colo de útero. “Hoje estou aqui para a caminhada e corrida do Outubro Rosa como forma de incentivo às outras pessoas. Sou uma pessoa que faz muitas atividades físicas e acho muito importante, assim como os exames preventivos anuais. Neste mês de outubro, temos o objetivo de reforçar essa importância.”
Valdênia Andrade, porteira e participante da corrida, enfatizou que pratica atividade física duas vezes por semana e se sente muito bem com isso. Ela destacou a importância das mulheres serem organizadas em relação aos exames de saúde e de incluir exercícios na rotina. “Faço exercício físico duas vezes por semana e me sinto muito bem. Por isso, hoje vim para esta caminhada. Além de ser algo muito bom para mim, é uma forma de incentivar outras mulheres na prática de atividade física e no cuidado com a saúde, que é o objetivo da campanha Outubro Rosa.”
Doações de Alimentos
Além de reforçar a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, a ação da SMS contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Na oportunidade, as equipes incentivaram os participantes a contribuir com doações de mantimentos para o Banco de Alimentos do Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), beneficiando assim as famílias em situação de vulnerabilidade social.
O principal objetivo do Cresan é garantir o direito humano à alimentação adequada, oferecendo alimentos de qualidade e promovendo a educação alimentar. Dessa forma, parcerias com eventos variados ao longo do ano no município são essenciais.
“Hoje, atendemos cerca de mil famílias no Cresan, e essas ações vêm para fortalecer o nosso banco de alimentos. Recentemente, aderimos à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos e, por isso, precisamos dessas parcerias para consolidar nosso banco e ampliar a distribuição”, destaca Ingride Ramos, nutricionista do Cresan.
Rosely Mota reforça que a alimentação inadequada expõe as mulheres a fatores de risco não apenas para o câncer de mama, mas também para outras doenças crônicas não transmissíveis. “Justamente por isso foi pensada essa parceria com o Cresan para estimular a doação de alimentos em prol das famílias em situação de vulnerabilidade social.”