A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), firmou parceria com o artista urbano Loan e a Colortex para a criação da arte “Sancristovense” no mural da Biblioteca Municipal Profº Luiz Alberto. Como forma de valorização do espaço, a iniciativa destaca a importância dos artistas de rua.
Loan, grafiteiro sancristovense, explicou os detalhes da obra, que abrange a parte externa e interna da biblioteca. “É um trabalho de identificação que faz com que as pessoas que ainda não conhecem o espaço o reconheçam de imediato, funcionando como um cartão de visita, incentivando-as a explorar e entrar no ambiente. Já na parte interna, realizei a pintura de uma obra autoral que traz vários traços de memórias de São Cristóvão, intitulada 'Sancristovense'."
Para a obra elaborada especialmente para o espaço, Loan citou a presença de personagens e pontos turísticos da cidade, promovendo o sentimento de pertencimento e homenageando sua cidade. "Compus a obra de uma forma mais animada, trazendo os povos originários; na música, fiz referência à bebida artesanal Pisa Macio, inclui um pouco da Bica dos Pintos, entre outros espaços e pessoas que me remeteram a algumas características da cidade."
O artista urbano expressou sua satisfação com o trabalho, destacando a valorização do grafite. "Uma iniciativa que traz maior valorização para o espaço, e ainda mais para o mundo do grafite, é ver as artes das ruas indo para dentro de espaços como esse, como galerias, o que é muito significativo".
"A tendência tem sido evoluir, ou melhor, ser mais aceito. As pessoas estão entendendo melhor como funciona essa forma de expressão. Não se trata apenas de valorizar o que vai da galeria para as ruas, mas também o contrário: o que vem das ruas para a galeria e outros espaços culturais", complementou Loan.
Para a coordenadora da Biblioteca Municipal Profº Luiz Alberto, localizada no bairro Rosa Elze, a arte trará mais alegria ao ambiente e despertará a curiosidade dos visitantes sobre as referências à Cidade Mãe, além de permitir a apreciação de uma bela expressão cultural. "Hoje, a biblioteca é um espaço agradável para todos. O enriquecimento da nossa cultura está exposto nas paredes. Ela nos faz compreender a importância do acesso à informação e às diversas manifestações culturais, trazendo identificação para os moradores locais e despertando o interesse pela cultura do nosso povo”.
Segundo a diretora de Arte e Cultura da Fumctur, Elma Santos, a parceria traz elementos do município e promove o sentimento de pertencimento, embeleza o espaço e valoriza a arte do grafite como uma forma legítima de expressão. "Essa obra no mural da biblioteca, resultado da parceria entre a Prefeitura, Colortex e o artista, valoriza tanto nossa identidade cultural quanto a arte do grafite. A pintura celebra a arquitetura, as tradições e a música de São Cristóvão, conectando a comunidade às suas raízes e destacando o grafite como uma expressão artística importante”.