Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), promoveu uma manhã de trocas de conhecimento e incentivo à tecnologia e ciência para os jovens da Rede Municipal de Ensino. Com o tema “Ideias que Transformam”, o evento contou com palestras e outras ações que despertam nos jovens a curiosidade pelo mundo tecnológico e como ele pode transformar a realidade de uma sociedade.
A iniciativa foi organizada, principalmente, pela Diretoria Municipal da Inovação, que incluiu na programação palestras sobre tecnologia e empreendedorismo, além de atividades interativas com lousas digitais — um recurso tecnológico garantido pela gestão para as escolas da rede. Startups situadas em São Cristóvão, entre outras empresas que possuem filiais em todo o estado, como a Jamsoft, estiveram presentes. Para tornar o evento mais interativo e despertar a curiosidade dos jovens, foi posicionado na Praça São Francisco um robô, e também ocorreu uma troca de experiências entre a EMEF Maria Oliveira e a EMEF São Cristóvão sobre o projeto de inovação da moeda social.
“O evento tem o intuito de fortalecer a ideia de inovação e mostrar que os jovens, enquanto atores da comunidade, podem inovar e fazer parte da transformação social”, afirmou a diretora municipal de Inovação, Laíse Santos.
O evento contou com a importante parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tanto na estruturação do projeto quanto na captação das escolas e preparação dos alunos. “Destaco a participação essencial da Semed neste projeto, desde a estruturação até a seleção das escolas e a preparação dos alunos. As atividades começaram no dia 17 de outubro no Laboratório do Senai, onde os alunos puderam ver de perto as tecnologias e manusear alguns inventos”, acrescentou.
Marco Pacheco, professor de projetos de robótica e inovação do Senai, esteve presente no evento e realizou a palestra interativa “Inovação e Tecnologia como ferramenta de transformação”. Na ocasião, ele destacou que a tecnologia vai desde a inteligência artificial até as inovações emergentes ligadas à indústria 4.0, demonstrando o uso dessas tecnologias para que os alunos percebam como as aulas podem ser mais dinâmicas com o uso desses recursos. Ele também enfatizou que essa nova forma de trabalhar com os alunos pode aumentar o engajamento e o interesse nas aulas, facilitando o processo de ensino.
“A inovação, para essa juventude, é como uma semente. Precisamos mostrar a eles o que é possível fazer, quais são as tecnologias disponíveis que eles podem manipular, para que esse desejo de conhecer sempre mais seja cultivado. A inovação não está apenas no uso da tecnologia digital, mas também no comportamento e em novas formas de pensar a vida. Ideias que tornam a existência e a realidade de uma sociedade diferentes. Nosso papel é mostrar que as tecnologias digitais são um meio para alcançar um patamar maior, tanto como profissionais quanto como cidadãos”, complementou Marco Pacheco.
A palestra inspiradora com o tema “Inteligência Emocional Empreendedora” foi ministrada pelo empresário Jamisson Ferreira, CEO da Jamsoft. Em sua participação, ele falou sobre estudo, disciplina e perseverança como ferramentas para alcançar sonhos e objetivos de vida.
Tecnologia e olhar social
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Cristóvão, Josenito Oliveira, a inovação deve ser encarada como um instrumento para transformar a vida das pessoas, e não como um fim, mas como um meio. “Se a tecnologia não transformar as pessoas, não faz sentido. Este evento busca sempre, como público-alvo, os jovens, a nova geração, para estimular o senso crítico e a criatividade, formando futuros jovens conscientes de seu papel na sociedade e utilizando a tecnologia e a inovação para resolver problemas sociais e ambientais.”
Em sua fala, o secretário ressaltou que a administração pública de São Cristóvão tem implementado ações de inovação em todas as áreas da prefeitura, como Educação, Saúde, Serviços Urbanos, Fazenda e Desenvolvimento. “Colocamos São Cristóvão no mapa da inovação. Nossa cidade é reconhecida no Brasil como uma gestão que pratica a inovação inclusiva.”
O secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Julio Filgueira, parabenizou o evento e destacou a importância de falar sobre inovação e de como a sociedade está se preparando para um futuro que garanta a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
“Não há como pensar em um mundo que cresce exponencialmente em sua capacidade tecnológica, mas que ainda enfrenta fome. Não há como pensar em um mundo que aumenta sua capacidade produtiva, mas ainda tem um exército de desempregados. Saúdo a inovação pela sua perspectiva contemporânea, mas acho que é sempre tempo de refletirmos sobre como podemos fazer mais e melhor, preservando o meio ambiente, incluindo as pessoas e garantindo acesso. Assim, avançamos para um mundo com menos desigualdade e exclusão”, enfatizou o secretário da Seplan.
O prefeito da cidade, Marcos Santana, aproveitou o momento para agradecer e parabenizar todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da cidade: os servidores públicos. “Nesses quase oito anos de gestão, buscamos inovar em todas as áreas, sempre com o objetivo central de atender às necessidades da população, que, em última instância, é a razão de ser do serviço público”, concluiu.