79996777287

NO AR

São Cristóvão

saocristovao.net.br

Brasil

Produtores agrícolas de São Cristóvão celebram Semana da Agricultura com atividades e exposição

Semdet o realiza Semana da Agricultura em reconhecimento ao trabalho dos produtores rurais

Publicada em 17/10/24 às 07:23h - 18 visualizações

por São Cristóvão


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: São Cristóvão)

Em comemoração ao Dia da Agricultura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet) de São Cristóvão iniciou nesta quarta-feira (16) a Semana da Agricultura, que será celebrada entre os dias 16 e 17 de outubro, com palestras e ações que reconhecem e fomentam o trabalho dos produtores rurais da Cidade Mãe. O primeiro dia de evento contou com um café da manhã especial para os trabalhadores, a abertura oficial com falas dos gestores, a apresentação do diagnóstico da agricultura familiar do município e palestras informativas voltadas ao cultivo da terra.

O evento foi pensado como um espaço de convivência e conhecimento, incluindo as palestras “Sementes crioulas e agrobiodiversidade”, ministrada Kuane Santos, da ACCESE, e “Uso abusivo dos agrotóxicos e o benefício dos defensivos naturais”, apresentada por Weslley Félix, diretor de agricultura da Semdet. Além disso, foi realizada uma feira e exposição agrícola na praça Getúlio Vargas (da Matriz), e, no dia 17, será proposto um dia de atividades no campo com práticas agrícolas, ministradas no campus rural do Instituto Federal de Sergipe (IFS) São Cristóvão.

O prefeito Marcos Santana ressaltou a importância de desenvolver políticas públicas sólidas para garantir aos agricultores e familiares a viabilidade de produzir alimentos para a mesa da população. Dessa forma, é possível construir um cenário em que os produtores rurais não busquem a diáspora para áreas urbanas por falta de oportunidade, pois encontram na sua terra e de suas famílias a estrutura necessária para prosperar.

“Precisamos fortalecer o setor agrícola e mostrar à cidade que é possível produzir alimentos de qualidade. Queremos levar essa mensagem para o público, celebrar nossas conquistas e demonstrar que nossa terra é fértil e produtiva. Para isso, buscamos garantir políticas públicas que incentivem o orgulho de produzir alimentos e que permitam que essas pessoas continuem trabalhando em suas terras”, destacou o gestor.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

Reforçando a relevância das políticas propostas, o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, ressaltou que esse momento foi feito para celebrar as ações que o município tem desenvolvido; agradecer as parcerias importantes como a do Banco do Nordeste, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e outros órgãos de destaque; e enfatizar o quanto os trabalhadores rurais são essenciais para o crescimento do município.

“A Prefeitura tem trabalhado no desenvolvimento local, inclusive com diversas parcerias. As ações que realizamos aqui incluem a distribuição de sementes selecionadas para os agricultores familiares, além da disponibilização de horas de trator. Também temos parcerias com importantes órgãos, como o Senar, que oferece capacitações, muitas delas realizadas diretamente no local onde os agricultores familiares atuam. Contamos com assistência técnica rural oferecida pelo Senar e Emdagro, bem como a realização de campanhas de vacinação e assistência técnica contínua”, relatou o secretário. 

Josenito Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

Os produtores ainda contam com a democratização do acesso ao crédito por meio de parcerias com o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil, que oferecem atendimento personalizado aos agricultores familiares na secretaria. 

Parceiros

O superintendente do Banco do Nordeste, Erison Aurélio, esteve presente na abertura da Semana da Agricultura e enfatizou que eventos como este valorizam o meio rural e a agricultura familiar. Segundo ele, o Banco do Nordeste mantém uma parceria ímpar com esta cidade, realizando atendimentos itinerantes para que os produtores não precisem se deslocar até a capital do estado.

“Nossa equipe atende tanto a área rural quanto a urbana e, a cada quinze dias, enviamos um agente de desenvolvimento para facilitar o acesso aos serviços. Esse evento é importante para reconhecer e homenagear os trabalhadores que colocam comida na mesa, destacando o valor das pessoas do campo”, explicou Aurélio.

Jorge Ferraz, engenheiro agrônomo da Emdagro, salientou que a empresa também está presente no território sancristovense para prestar assistência aos pequenos e médios produtores rurais, dedicando-se também ao desenvolvimento das áreas de carcinicultura e piscicultura.

“Essas são atividades que já desenvolvemos em outros municípios e, agora, vamos expandir na empresa, pois o potencial aqui é muito grande nessas áreas. É um prazer para nós trabalhar no município, que possui um ótimo potencial para atividades agrícolas”, comemorou.

Produtores rurais

Representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em São Cristóvão, Sócrates Matos frisou que a Semana do Agricultor valoriza ainda mais esses trabalhadores, sendo uma homenagem merecida a eles, que se beneficiam com os programas providos pelo município.

“Os programas desenvolvidos em nosso município são fundamentais. Por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implementado pelo Governo Federal em parceria com o Governo Municipal, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que apoia a merenda escolar, foram extremamente benéficos para os agricultores de São Cristóvão, oferecendo suporte e novas oportunidades”, destacou.

Sócrates Matos, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em São Cristóvão

A produtora rural Andreia Lima reforçou que a prefeitura tem incentivado o trabalho no campo, proporcionando um apoio significativo, especialmente na assistência técnica por meio de uma secretaria muito atuante. Para ela, isso é fundamental para o desenvolvimento do produtor rural.

“Eu tenho uma propriedade que era do meu avô, passou para o meu pai, e agora está sob minha gestão. Lá, nós criamos gado e produzimos coco e diversas frutas, como abacate, manga na época da safra, e agora estamos iniciando com o cultivo de abacaxi. Com o incentivo e a assistência técnica da prefeitura, temos expandido para outras culturas e atividades, aproveitando todo o potencial da nossa propriedade”, realçou a produtora.

Por Clara Dias
Fotos por Heitor Xavier




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

79996777287

Visitas: 41728
Usuários Online: 1240
Copyright (c) 2025 - São Cristóvão
Converse conosco pelo Whatsapp!