79996777287

NO AR

São Cristóvão

saocristovao.net.br

Brasil

São Cristóvão recebe 1º Encontro Nacional do Cidade Empreendedora

O evento aconteceu durante todo o dia no Paço Municipal e é promovido pelo Sebrae, que tem apoiado a Cidade Mãe no fomento de novos negócios e crescimento do dinamismo na economia local.

Publicada em 17/10/24 às 07:00h - 12 visualizações

por São Cristóvão


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: São Cristóvão)

Entre os dias 14 e 18 de outubro, Sergipe recebe o 1º Encontro Nacional do Cidade Empreendedora, e, nesta terça-feira (15), foi a vez do município de São Cristóvão acolher representantes de todo o país para dialogar sobre conhecimentos e resultados voltados ao empreendedorismo.

O intuito do Encontro é levar cerca de 60 gestores e analistas de diversos estados para conferir pessoalmente os resultados das ações implementadas nas cidades que aderiram ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae, bem como discutir os dez eixos propostos pelo programa, para desenvolver uma atuação mais integrada no ano de 2025. A programação incluiu apresentações de Grupos de Trabalho com referências e novidades sobre a temática e visitas aos principais pontos da cidade. Além de São Cristóvão, as visitas técnicas aconteceram em Aracaju e ainda acontecerão em Canindé de São Francisco, Boquim, Moita Bonita, Divina Pastora e Indiaroba.

Priscila Felizola, superintendente do Sebrae, evidenciou que São Cristóvão tem se destacado pelo forte trabalho no empreendedorismo, oferecendo suporte a micro e pequenos negócios em toda a região por meio da Sala do Empreendedor, que para o desenvolvimento econômico não apenas do município, mas de todo o estado. 

“A parceria sólida com o poder público tem sido essencial, e São Cristóvão é um grande aliado nessa jornada. Queremos parabenizar o município por sua visão empreendedora e por contribuir para a geração de emprego e renda para todos os sergipanos”, destacou a superintendente.

Priscila Felizola, superintendente do Sebrae

De acordo com o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a cidade contava com um potencial turístico e comercial pouco explorado há alguns anos, o que não dava condições para que os empreendedores acreditassem no seu próprio crescimento. Com os investimentos da gestão em desenvolvimento e trabalho, e o apoio do Sebrae, esse cenário não só mudou, como se tornou referência e motivo de orgulho. “Hoje nós temos efetivamente empreendedores em crescimento e, para que isso acontecesse, foi fundamental a parceria, presença e orientação do Sebrae para todos nós”, reforçou o gestor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), Josenito Oliveira, que tem trabalhado diretamente na construção dos resultados positivos em destaque, comemorou que o evento trouxe o Brasil para conhecer as melhores práticas implementadas ao longo do tempo no município, dentro do programa Cidade Empreendedora. 

“São Cristóvão atua nos dez eixos propostos pelo programa, com destaque para a Sala do Empreendedor, que possui o selo Ouro no estado de Sergipe. Além disso, destacam-se outros eixos como a desburocratização, a gestão das contas públicas e a digitalização, todas iniciativas que visam melhorar o ambiente de negócios no município. Este encontro é uma oportunidade para mostrar o sucesso de nossas ações e trocar experiências com representantes de todo o país”, afirmou o secretário.


Pesquisas e relatórios locais e nacionais têm reiterado a evolução do empreendedorismo na Cidade Mãe. Segundo dados da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), São Cristóvão é a terceira cidade que mais abre empresas no estado. Além disso, a quarta edição do Relatório de Competitividade dos Municípios 2023, conduzida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), indica que é a quinta cidade mais rápida para se abrir uma empresa em Sergipe. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) ainda indicam que São Cristóvão foi o município do interior sergipano que mais gerou empregos até agosto de 2024.


Sala do Empreendedor

Um dos dispositivos que auxiliam nesses resultados é a Sala do Empreendedor, um espaço de atendimento proporcionado pela parceria entre a prefeitura e o Sebrae, que reúne em um único local vários serviços para auxiliar quem quer abrir uma empresa, facilitando o trabalho do cidadão empreendedor. São Cristóvão conta com duas salas, localizadas no Centro Histórico e no bairro Eduardo Gomes, que oferecem desde capacitações e palestras até a formalização e o acompanhamento de empresas, fornecendo o informações e o suporte necessários para a abertura de novos negócios.

Corroborando com os serviços, o município possui leis e programas de incentivo à criação de startups e empresas de base tecnológica, impulsionando a economia local e gerando empregos qualificados, como o Programa de Desenvolvimento Econômico de São Cristóvão (Prodes) e a Lei de Inovação.

Anderson Rezende, coordenador da Sala do Empreendedor em São Cristóvão, pontuou que o Encontro Nacional da Cidade Empreendedora é um momento muito importante para a troca de networking e de experiências entre todos os estados. “O programa Cidade Empreendedora teve um impacto significativo em São Cristóvão, alavancando a melhoria da Sala do Empreendedor, tanto em sua estrutura quanto no atendimento. Hoje, o município se destaca por ter duas salas do empreendedor, sendo o único no estado de Sergipe com uma sala com o Selo Ouro”, relembrou.


Programa Cidade Empreendedora

São Cristóvão aderiu ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que já chegou a 2.670 municípios e tem o objetivo de atuar em conjunto com o poder público, sistemicamente, para torná-lo um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil, de forma a alinhar os processos e serviços públicos a uma agenda de desenvolvimento em cooperação com o mercado, estimulando a formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento.

O programa está organizado em 10 eixos de atuação, que incluem Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, e Inovação e Sustentabilidade.

Por meio desse projeto, o Sebrae oferece soluções básicas que abrangem a realização do planejamento estratégico, a implantação da Sala do Empreendedor, a formação do agente de desenvolvimento, a capacitação das lideranças e a formação de professores para a implantação do empreendedorismo nas escolas. Também oferta as soluções intermediárias, nas quais se destacam o marketing setorial, as compras públicas e desburocratização, e a inclusão produtiva e lideranças. Já as soluções avançadas envolvem inovação e sustentabilidade para os setores econômicos, ações para modernização da gestão pública, além de cooperativismo e crédito.

Para a construção do evento que reuniu as cidades aderentes ao programa, o coordenador nacional do Cidade Empreendedora, Maurício Tedeschi, relatou que percebeu a necessidade ter um cuidado e um esforço de sair de Brasília para ir aos municípios, que são a ponta do trabalho, para conhecer a realidade dos locais. “É com esse espírito que estamos aqui, vindos de todos os lugares do Brasil, com o espírito de humildade para conhecer e aprender com todos da cidade, que são os que fazem acontecer”, destacou.


Publicado por Clara Dias
Fotos por Heitor Xavier



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

79996777287

Visitas: 41724
Usuários Online: 1236
Copyright (c) 2025 - São Cristóvão
Converse conosco pelo Whatsapp!