São Cristóvão, atualmente, possui o título de cidade do interior que mais gera empregos em Sergipe, de acordo com os dados recentes do Cadastro Geral de Empregado e Desempregados (Caged). Esse destaque positivo é resultado direto das iniciativas da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), que tem sido fundamental na promoção do crescimento econômico e na criação de oportunidades para a população sancristovense.
Uma dessas iniciativas que potencializou esse setor no município, trata-se da instalação do Grupo Maratá com o Moinho de Trigo às margens da BR-101, trazendo um grande impulso ao mercado de trabalho da cidade, gerando inúmeras vagas de emprego e fortalecendo a economia local.
No dia 11 de setembro, o prefeito Marcos Santana, acompanhado pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, e pelo deputado estadual Paulo Júnior, realizou uma visita à fábrica Maratá. Durante o encontro, eles se reuniram com o diretor-executivo do grupo, Frank Vieira, em uma conversa produtiva sobre o impacto do empreendimento na cidade.
Marcos Santana compartilhou sua alegria acerca desse impacto positivo na geração de emprego que o Grupo Maratá vem proporcionando para a população local, bem como todas as demais iniciativas que trouxeram resultados e fez São Cristóvão ser a cidade do interior que mais gera empregos. “A população de São Cristóvão já deve ter visto ônibus da Maratá passando pelo Centro Histórico e pelo Eduardo Gomes para buscar os trabalhadores. Isso foi o maior sonho, um dos maiores objetivos, ao meu ver, que está finalizando, por isso, saio do posto de gestor da cidade tranquilo, porque estou contribuindo para gerar emprego e renda em São Cristóvão”.
Na ocasião, o prefeito confirmou a chegada de mais um investimento significativo do Grupo Maratá em São Cristóvão: a instalação de uma indústria de massas, que já está em processo de efetivação. O novo empreendimento promete criar ainda mais oportunidades de emprego para os moradores.
Josenito Oliveira, secretário da Semdet, alegra-se com a novidade e afirma ser um empreendimento que dará mais emprego à população. “É interessante lembrar que o Grupo Maratá é uma empresa âncora e que além de gerar os empregos diretos, atrai outras empresas, porque ela compra diversos serviços, gerando, dessa forma, mais empregos indiretos, o que é muito bom para o nosso povo”.
O diretor-executivo do grupo, Frank Vieira, parabeniza o prefeito Marcos Santana, por todo seu empenho em trazer para São Cristóvão os empreendimentos da Maratá. "Estou muito feliz em estar em São Cristóvão, e com um projeto que, antes mesmo de inaugurar, já tem previsão de um segundo empreendimento, que é a ampliação da cadeia do trigo. O projeto inicial era apenas construir o moinho de trigo, mas, no decorrer da obra, vimos a viabilidade de fazer produtos derivados de trigo”.
Enfatiza ainda que a Cidade Mãe de Sergipe receberá uma fábrica de massas que promete ser a maior do Brasil, equipada com as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado. “Então, São Cristóvão ganhou um moinho de altíssima tecnologia, a nível mundial, e agora vai ganhar uma fábrica de massas, o que há de melhor no mundo em fabricação de massas, e o que há de mais moderno. Vamos receber aqui linhas que são as maiores fabricadas no mundo. Portanto, estamos orgulhosos, e queremos dizer ao povo de Sergipe e de São Cristóvão que esse empreendimento será um marco histórico”.
São passos fundamentais que a cidade está dando, empreendimentos que trarão empregabilidade e geração de renda ao município. Além disso, pensando em melhor condições de mobilidade urbana e qualidade de vida para os trabalhadores da localidade, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), uma nova rodovia está sendo construída para aproximar o Grande Rosa Elze ao Distrito Industrial, nomeada como Rodovia do Trabalhado Carlos Pinna de Assis. “Com essa nova estrada que está em andamento, o que acontecerá aqui em visão de empreendimento e empregabilidade, será um marco histórico”, finaliza Frank Vieira.