No mês de mobilização para cuidados à saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama e colo do útero, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), por meio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), iniciou, nesta sexta-feira, 4, as ações programadas para a campanha ‘Outubro Rosa’ com um café da manhã especial e palestra. Na ocasião houve entrega de um dos símbolos da campanha, que é o laço rosa.
Pacientes, acompanhantes e funcionários participaram da palestra com o oncologista clínico Gabriel Passos, que falou sobre as principais orientações para a prevenção do câncer na fase adulta, incluindo a prática da atividade física, a alimentação saudável e a realização de exames regulares.
A programação também contou com a participação da equipe da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), com a iniciativa do projeto ‘Amor além dos muros’. Na oportunidade, foi entregue uma ecobag e uma carta escrita por internas do Presídio Feminino (Prefem) com palavras de carinho e conforto para as pacientes em tratamento oncológico no Huse.
“Foi uma iniciativa bastante louvável, em um mês muito especial, e que abrilhantou o nosso evento. É uma forma de demonstrar carinho e acolhimento para essas mulheres que tanto batalham e lutam para vencer o câncer”, comentou a coordenadora geral do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira.
A paciente Edilma Santos, de 53 anos, tinha encerrado mais uma sessão de quimioterapia e foi surpreendida pelo acolhimento da equipe da Sejuc e presenteada com a carta e a ecobag. “A lembrança e o aconchego a uma paciente oncológica é muito lindo. O câncer já tem aquele estigma, mas não é isso. Estou há quase oito anos em tratamento de quimioterapia, e agradeço a Deus a todo momento. Esta foi uma ação muito bonita, e sinto que tudo foi feito com muito amor e carinho. Estou muito curiosa para ler a minha carta, porque tenho certeza que terá palavras emocionantes”, declarou Edilma.
Projeto ‘Amor além dos muros’
O projeto ‘Amor além dos muros’ é uma parceria entre a Sejuc e a
Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tribunal de Justiça (TJSE) e Grupo
Oncoclínicas. “Uma iniciativa das médicas da oncologia mamária do grupo,
Thaiana Santana, Luciana Machado e Renata Montarroios. Agora, no seu
segundo ano, conseguimos nos somar às campanhas de saúde já existentes
no Prefem e levar para mulheres, em condições de vulnerabilidade pessoal
e social, o senso de responsabilidade e empoderamento através da
educação em saúde por meio do autocuidado”, destacou a coordenadora
geral de saúde prisional da Sejuc, Samanta Bicudo.
Atrelado ao projeto Ateliê Odara, que oferece capacitação profissional e a produção de diversos materiais como bolsas e outras peças, e apoio do Grupo Oncoclínicas, as internas confeccionaram as ecobags, desde o trabalho de costura à pintura. “Esse ano, trouxemos, aqui ao Huse, também esse cuidado, porque é um material em forma de carinho e dedicação para essas pacientes que estão fazendo o tratamento”, concluiu a coordenadora.