Matéria G1
Durante mais de duas horas, eles apresentaram propostas para as áreas de educação, habitação, transporte público, saúde, saneamento básico, entre outras [o g1 acompanhou o debate em tempo real].
Mediado pelo jornalista Lyderwan Santos, o debate foi realizado no estúdio da emissora, em Aracaju. Seguindo a legislação eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos e ou coligações com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares conforme a Lei 9.504/97.
Participaram Candisse Carvalho (PT), Delegada Danielle (MDB), Emília Corrêa (PL), Luiz Roberto (PDT), Niully Campos (PSOL) e Yandra (União).
O debate teve quatro blocos, sendo o 1º e o 3º com perguntas de temas livres e o 2º e o 4º com perguntas sobre temas determinados. O último contou também com as considerações finais dos candidatos.
Foram 30 segundos para pergunta, dois minutos para resposta, um minuto e 15 segundos para réplica e um minuto e 15 segundos para tréplica. A ordem das perguntas e das considerações finais, de um minuto e meio, foi determinadas por sorteio.
Primeiro Bloco
Seguindo a ordem de sorteio, no primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas com temas livres, como educação, habitação, transporte público, saúde, saneamento básico, entre outros assuntos.
2º bloco
Eleições Aracaju: candidatos debatem sobre infraestrutura, meio ambiente e outros temas
No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas sobre os temas determinados: infraestrutura, assistência social, meio ambiente, comércio e educação.
3º bloco
Eleições Aracaju: candidatos debateram sobre comércio, educação, entre outros temas
Assim como no primeiro bloco, os candidatos fizeram perguntas com temas livres, dessa vez debateram sobre meio ambiente, transporte, violência contra a mulher, financiamento de campanha e desenvolvimento econômico.
4º bloco
Nesse bloco, os candidatos responderam a perguntas sobre temas determinados: cultura, empregabilidade, plano diretor, revitalização do Centro, turismo e geração de empregos. Na sequência, cada um deles teve o tempo de um minuto e 30 segundos para se pronunciar nas considerações finais.
Nas considerações finais, cada candidato teve o tempo de um minuto e 30 segundos para se pronunciar.
Considerações finais
Niully Campos (PSOL)
A candidata Niully agradeceu o apoio durante a campanha: “Eu quero agradecer cada sorriso e cada abraço nessa eleição, e dizer a você que voto útil é o voto que não abaixa as bandeiras da esquerda, o voto que não faz acordo com o bolsonarista, nem aqui, nem no interior. O voto útil é aquele que faz o bom debate da cidade, mesmo com 24 segundos de TV. Notem que todas as candidaturas passaram a defender transporte gratuito para os estudantes, cozinhas e moradias populares. Eu queria dizer a vocês que eles têm muito dinheiro, mas nós temos uns aos outros”.
Yandra (União)
Yandra também aproveitou as considerações finais para agradecer: “Eu quero começar agradecendo a você que está em casa, a você que trouxe o seu abraço de acolhimento em tantas andanças […] Quanta alegria eu pude receber nessas ruas, a você que participou e colocou a sua digital no plano de governo que tem a sua cara, que tem a sua voz. Meu muito obrigada a todas as famílias aracajuanas que nos abraçaram, nos acolheram, olharam nos nossos olhos para que a nossa mudança pudesse ser com essa jovem aqui que vos fala”.
Luiz Roberto (PDT)
Durante as considerações finais, Luiz Roberto reforçou a sua ligação com o município: “Deus me deu a graça de ter nascido nessa cidade, aqui eu constituí a minha família, aqui meus filhos e meus netos estão sendo criados, aqui eu me realizei profissionalmente. Deus me deu ainda a oportunidade de fazer parte dessa gestão que transformou a cidade […]. Esse trabalho ético, esse trabalho responsável, esse trabalho que aplica bem o dinheiro público não pode parar, não pode cair em mãos erradas, em mãos despreparadas, em mãos inexperientes”
Candisse Carvalho (PT)
Nas considerações finais, Candisse Carvalho classificou o período de campanha como turbulento: “Foi difícil, foi violento, mas chegamos até aqui, e chegamos com a sua ajuda. A gente agradece a cada aceno nas ruas, a cada manifestação de carinho […]. Agora eu queria falar para você que está indeciso, você sabe que pode contar com a gente […]. A gente está a um passo de vencer o bolsonarismo. Você sabe que são todas as candidaturas bolsonaristas nesse páreo e a gente precisa chegar no segundo turno. Eles querem impedir que a gente chegue no segundo turno, e nós precisamos de você”.
A candidata Delegada Danielle reafirmou ser a melhor opção durante as considerações finais: “Vocês nesta campanha foram inundados com uma série de denúncias: de rachadinha, superfaturamento de contratos, demissão por justa causa, abuso do poder econômico, compra de voto; o que você não viu nessa eleição foi o meu nome envolvido em absolutamente nada. Não dá para a cidade ir para frente com quem Aracaju tem um pé atrás. A minha honestidade não está à venda. Eu não estou disposta a obter um mandato eletivo a qualquer custo”.
Emília Corrêa (PL)
Emília Corrêa aproveitou as considerações finais para deixar um recado ao público. “Você que está em casa agora, que ficou até essa hora assistindo o debate, com certeza alguma coisa você deve ter extraído para tirar a sua dúvida. Eu, Emília Correia, e o meu vice Ricardo Marques somos dois vereadores combativos na Câmara o tempo inteiro, mostrando o problema e a solução. Então nós contamos com você. Nós temos sentido o calor das ruas […]. Sabemos que domingo está chegando e é o dia da mudança, mudança verdadeira”.