O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), inaugura na próxima quinta-feira, 10 de outubro, às 18h, a exposição de pinturas ‘Reencontro’, do artista Eduardo Bastos, na Galeria de Arte J. Inácio, localizada anexa à Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju. A mostra apresenta 26 quadros em óleo sobre tela, com uma abordagem multi temática e ênfase em portas.
Eduardo Bastos realizou sua primeira mostra aos 17 anos, também na capital, a convite do pintor Florival Santos, na Galeria Álvaro Santos, onde expôs ao lado de José Osvaldo. Naquela ocasião, apresentou a série ‘Portas e Janelas’, inspirada pelo trabalho do artista plástico Zé de Dome.
Ao longo de sua trajetória, Eduardo se formou em medicina e, por mais de 50 anos, se dedicou à cirurgia cardíaca. Agora, após sentir que cumpriu sua missão na medicina, ele retorna às artes com a exposição ‘Reencontro’. O nome da mostra reflete esse momento de reconexão com a pintura, e, segundo o artista, é uma forma de compartilhar com seus conterrâneos o resultado dessa nova fase.
“A arte de J. Inácio se equipara à de grandes mestres da pintura; seu traço inconfundível dispensa assinatura. Expor na galeria que leva seu nome é uma honra para qualquer artista. Escolhi minha terra para marcar meu retorno à arte plástica. É uma grande alegria esse reencontro, tantos anos após minha primeira exposição”, conta o artista.
Após a abertura, a exposição seguirá aberta ao público até o dia 31 de outubro, com visitação gratuita e sem necessidade de agendamento prévio. A Galeria de Arte J. Inácio está localizada na Rua Vila Cristina, s/n, bairro Treze de Julho (anexo à Biblioteca Pública Epiphanio Dória) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.