O Centro de Terapias Integradas do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), inaugurado nesta segunda-feira, 23, qualificará o atendimento de crianças e adolescentes com faixa etária de até 13 anos e 11 meses. Com a nova unidade, a capacidade de atendimento será duplicada,passando de 3.500 para 7.000 atendimentos mensais.
Com um investimento de R$ 900 mil reais, o Centro de Terapias Integradas dispõe de uma estrutura moderna e acolhedora, incluindo 14 consultórios, duas recepções, uma plataforma elevatória e banheiros adaptados. A infraestrutura foi cuidadosamente planejada para ser um ambiente acessível e confortável aos beneficiários e suas famílias.
Nesta terça-feira, 24, o Centro de Terapias Integradas já estará em funcionamento e de portas abertas. A unidade está localizada na Rua Tênisson Ribeiro, 530, Bairro Salgado Filho, em Aracaju, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
O presidente do Ipesaúde, Walter Pinheiro, destacou a relevância do novo centro. “A importância dessa unidade está na ampliação e qualificação do acesso à saúde dos beneficiários, em uma linha de cuidado que vem tendo uma demanda crescente em nossa sociedade, o cuidado com a neurodiversidade da população infantojuvenil, principalmente no que diz respeito ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e de outras situações que impactam no desenvolvimento dessas crianças e jovens. Questões motoras, questões intelectuais, questões psicológicas serão tratadas nesse espaço, que foi planejado para esse acolhimento, em uma visão integral. Estamos garantindo um suporte para que nossas crianças possam superar dificuldades e desenvolver habilidades essenciais”, afirmou.
Walter Pinheiro revelou também que, dentro da Medicina, a visão integrativa do cuidado é cada vez mais atual e, sem dúvida nenhuma, o Governo do Estado, através do Ipesaúde, tem esse olhar humanizado.
Atendimento especializado
A abordagem multidisciplinar da unidade contará com a atuação de psicólogos, psiquiatras infantis, neuropediatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, nutricionistas e neuropsicopedagogos. Através dessa união de áreas, será possível um atendimento mais completo e eficaz, promovendo o desenvolvimento integral das crianças.
Além da ampliação dos serviços, o Ipesaúde oferece, com a nova unidade, uma estrutura que favorece a humanização e a qualidade nos serviços prestados.
Homenagem especial
O Centro leva o nome de Hanna Kauany Teles de Paula, uma menina que deixou um legado de resiliência. Nascida em Aracaju no dia 28 de junho de 2018, Hanna enfrentou desde cedo grandes desafios em sua saúde, decorrentes de complicações no nascimento.
Diagnosticada com a síndrome Sifrim-Hitz-Weiss e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Hanna passou por uma jornada intensa de tratamentos e cuidados médicos. Ela faleceu aos 5 anos, em 2023, mas sua história de força continua a inspirar a todos que a conheceram.
Presente na inauguração, a mãe de Hanna, Fabiana Santos Teles, demonstrou gratidão ao Ipesaúde pela homenagem à filha. “Hoje, estou tendo o privilégio de participar dessa homenagem do Ipesaúde à minha filha. Ela que foi para mim sinônimo de força, sabedoria e luta. Vim para agradecer, porque para mim está sendo muito gratificante. Aqui é um local muito importante, onde serão atendidas com dedicação e cuidado várias crianças atípicas, como as autistas e com Síndrome de Down”, considerou emocionada.
Fonte: Governo de Sergipe