Os trabalhadores dos Correios de Sergipe, em assembleia geral, decidiram encerrar a greve e voltaram ao trabalho a partir da quarta-feira, dia 21 de agosto. A categoria estava de braços cruzados desde o último dia 19.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTECT/SE), a previsão é de que ainda nesta semana será assinado o Acordo Coletivo de Trabalho proposto pela direção nacional dos Correios.
O acordo que será celebrado garante reajuste salarial de R$ 260 linear a partir de janeiro de 2025, melhorias no Plano de Saúde e a retomada do Concurso Público para carteiros e atendentes dos Correios.
O secretário-geral do Sintect/SE, Jean Marcel Guimarães, avaliou que a mobilização de greve gerou um bom saldo político para a categoria porque a situação de sobrecarga do trabalhador dos Correios foi denunciada nacionalmente e aqui em Sergipe também.
“Durante o estado de greve denunciamos a sobrecarga de trabalho nos Correios e ressaltamos a necessidade de melhorias com a contratação de carteiros e atendentes, assim fortalecemos a luta pelo concurso público. Mostramos nossa força de mobilização com protestos aqui em Sergipe e fortalecemos os laços de união junto à categoria. As melhorias no Plano de Saúde continuarão sendo discutidas. A luta foi importante para as conquistas que virão”, declarou Jean Marcel.
Apesar do anúncio da greve, os Correios informaram que seguiram operando normalmente em todo o país com cerca de 92% do efetivo trabalhando. Ainda segundo a empresa, todas as agências do Brasil estiveram abertas e com entregas estão sendo realizadas.
Com informações do CUT/SE