Os municípios de Nossa Senhora da Glória e Lagarto sediaram reuniões promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), com os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de cidades das regiões centro-sul, agreste, sul, médio sertão e sertão sergipanos.
A iniciativa busca identificar as informações necessárias para a construção de instrumentos destinados a viabilizar a articulação de profissionais de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência, visando à constituição de uma rede de atenção.
Nas reuniões, foi abordada a disponibilização de mecanismos de proteção e denúncia de todo e qualquer crime que atente contra a dignidade e a vida das mulheres sergipanas, prestando acolhimento, informação e encaminhamento às vítimas, além de buscar a conscientização para alcançar a redução do número de casos.
A articulação vai integrar ainda mais a SPM aos OPMs dos municípios para a promoção das políticas públicas voltadas à estruturação da rede. “O que inclui mostrar para as equipes técnicas que elas não estão sozinhas, pois a SPM está buscando uma escuta qualificada das demandas delas. Isso contribuirá ainda para a construção das conferências de políticas para as mulheres e para o fortalecimento dos equipamentos existentes”, destacou a diretora Erika Leite.
Os encontros contaram com a participação de representantes da rede de proteção de Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, Carira, Nossa Senhora de Lourdes, Gararu, Ribeirópolis, Canindé de São Francisco, Aquidabã, Poço Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Lagarto, Simão Dias, Riachão do Dantas, Poço Verde e Salgado.