O gasoduto que conecta o Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Complexo Termelétrico da Eneva à rede da Transportadora de Associada de Gás (TAG) foi inaugurado nesta terça-feira, 23. O projeto de conexão viabiliza o acesso a de uma fonte de suprimento à demanda nacional do gás natural.
De acordo com o Governo de Sergipe, o estado recebe o primeiro terminal privado conectado à rede da TAG do Brasil. “Esse gás não fica aqui em Sergipe, o estado passa a ser um polo de comercialização de gás para todo o Brasil”, afirmou Gustavo Labanca, CEO da TAG.
Para conectar o terminal, a empresa construiu um gasoduto com aproximadamente 25 km que atravessa três municípios: Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Barra dos Coqueiros, e possui capacidade para transportar 14 milhões de m³/de gás.
Além disso, para a viabilização da obra, foi investido um total de R$ 350 milhões no estado, contando também com a participação do Governo de Sergipe, que apoiou a construção através da concessão de incentivo fiscal. Aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (CDI), para aquisição dos tubos fabricados, o incentivo reduziu os custos na aquisição do material, favorecendo a atração para o terminal da Eneva.
Sergipe
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, a construção desse gasoduto representa o início do hub de Sergipe de gás, no Nordeste e no Brasil.
Além disso, o gestor destacou que Sergipe pode proporcionar uma segurança energética, regionalmente e nacionalmente, já que possui uma das maiores reservas de gás natural.
Com informações do Governo de Sergipe