O Conjunto de Música Antiga Renantique apresenta o quarto concerto da série ‘Ouvindo a História’. Desta vez, a apresentação comemora os 204 anos da Emancipação Política de Sergipe. Em 8 de julho de 1820, o rei do Brasil e de Portugal, D. João VI, assinou no Rio de Janeiro a Carta Régia que autorizava Sergipe d’El Rey a ter seus próprios governantes, ou seja, a emancipar-se politicamente da Bahia.
O Renantique, dentro de seu vasto repertório, vai apresentar a coleção de peças do Brasil colonial e imperial, partindo de Portugal do século XVI com os vilancicos ibéricos dos cancioneiros portugueses. O concerto acontece no próximo dia 05, às 16h, no Palácio-Museu Olímpio Campos, em Aracaju, com entrada franca.
Neste concerto, haverá a participação especial da Profa. Dra.Verônica Nunes que vai apresentar a história, elementos e características arquitetônicas do prédio Palácio-Museu Olímpio Campos e abordará, especificamente, os contextos sócio-políticos e econômicos dos dois painéis de Jordão Oliveira (1900-1980) no hall de entrada.
Patrimônio Cultural
Em abril de 2024, através do Projeto de Lei 284/2023 de autoria do vereador Ricardo Marques, aprovado de forma unânime pelos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju, o Renantique passou a ser reconhecido como Patrimônio Cultural Material e Imaterial da cidade de Aracaju.
PUBLICIDADE
‘Ouvindo a História’ é uma série idealizada pelo Renantique em 2001, que consiste na realização, até o final desse ano, de nove concertos didáticos em ambientes históricos da capital aracajuana. O projeto foi apoiado através da Emenda Impositiva nº 149 da Câmara Municipal de Aracaju, do projeto de fomentação cultural da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU) e da Prefeitura Municipal de Aracaju.
Serviço
Concerto Ouvindo a História
Local: Palácio-Museu Olímpio Campos – Praça Fausto Cardoso – Centro.
Data: 05 de julho de 2024
Horário: 16h
Entrada franca
Fonte: Assessoria de Imprensa