As Academias da Saúde Gabriel de Souza Filho, no bairro Lourival Baptista e Sérgio Souza Rosa Junior, no Rosa Maria, realizaram na última semana o Arraiá Agita Pé, que aconteceu nos dias 26 e 28 de junho e contou com a presença dos usuários que participam das atividades nas academias.
Com banda de forró, apresentação de quadrilha formada pelos usuários da Academia Sérgio Souza Júnior e comidas típicas, o evento teve como objetivo celebrar o período junino e promover saúde e bem-estar, como destaca o professor Edmilton Oliveira, professor da Academia da Saúde do Rosa Maria:
“A ideia é que eles percebam que alguns problemas podem ser mais facilmente superados, com o exercício físico, que é uma necessidade, algo que pode curar como um remédio”.
A Academia da Saúde do bairro Rosa Maria, desde 2021 desenvolve atividades físicas voltadas para a promoção da saúde. As atividades são divididas em grupos que acolhem pessoas de diferentes idades, promovendo exercícios com objetivos de saúde específico, divididos em:
Menos Dor, para aliviar as dores dos usuários; Normaliza, para reduzir alterações como colesterol e diabetes; Emagreça, para pessoas com sobrepeso; Movimente-se, para exercícios através da música, que criam conexão e trabalham a saúde mental; Além da Capoeira para Todos.
A promoção do bem-estar através dos exercícios físicos é um esforço da gestão municipal que, além das Academias da Saúde conta com o programa Incentivo à Atividade Física (IAF), uma iniciativa que possui educadores físicos atuando nas Unidades Básicas de Saúde, estimulando a prática de atividades físicas. Além disso, os dois programas foram inseridos na Coordenação de Doenças Crônicas não Transmissíveis.
A coordenadora Rosely Mota Santos, reforça o compromisso da SMS de “incentivar a prática de exercícios físicos não somente por quem possui comorbidades, mas para um público amplo e desenvolver atividades lúdicas pelo potencial que possuem para a promoção da saúde”.
Atividades lúdicas e exercícios físicos, instrumentos para o bem-estar
Graças ao trabalho desenvolvido pelas Academias, diversos usuários tiveram melhoria das condições de saúde e bem-estar. Umas das pessoas que relata os benefícios que obteve com os exercícios é Nildelice Bezerra, que participa das atividades da academia há mais de um ano:
“Melhorei muito desde que comecei a participar da Academia. Temos um professor fora de série, que nos auxilia bastante. E hoje, com essa festa maravilhosa, temos que aproveitar. Mesmo usando muletas eu não deixo de dançar”.
Judite Santos conta que há mais de 3 anos a Academia da Saúde ajudou a reduzir sensivelmente as dores que a incomodavam: “Mudou muita coisa na minha saúde com a participação no grupo Menos Dor. Tinha dificuldade para andar, as pernas pesavam e eu até tropeçava”.
Edna Maria Machado Souza, acompanha a neta Aila Beatriz, diagnosticada com autismo e hiperatividade, nas atividades que a pequena realiza na Academia. A avó celebra os impactos positivos na saúde de Aila:
“É muito gostoso viver uma tarde como essa, em um local que tem feito tão bem para minha neta. A saúde dela melhorou muito”.