Neste mês de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) distribuiu balanças portáteis para Unidades Básicas de Saúde (UBS) das cinco macroáreas do município. Ao todo, foram entregues 96 balanças, que são equipamentos essenciais para o acompanhamento do desenvolvimento infantil, do estado de saúde da população e das medições para o protocolo do programa Bolsa Família.
O objetivo da distribuição do material, de acordo com Alícia Lisboa, coordenadora da Atenção Primária à Saúde no município, é ampliar o acesso à informação à saúde, para que seja possível manter a averiguação da pesagem das crianças e adultos sancristovenses de forma contínua.
“Isso auxilia no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das nossas crianças, auxilia também no acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família, além de outros processos que temos nas nossas UBS. Sem dúvidas, é de grande importância para os funcionários das nossas unidades, porque, tendo esse instrumento de trabalho com os ACS, seu contato com a população seja facilitado”, explica a coordenadora.
Esse material será usado principalmente no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que precisam da portabilidade do equipamento para transportá-lo em atendimentos domiciliares. Dessa maneira, as consultas e checagem passam a contar com a medição correta do peso dos pacientes, o que pode ser um importante indicador para cuidados com a saúde desses usuários.
A Agente Comunitária de Saúde, Juciara Santos, ressalta que as novas balanças portáteis têm ajudado bastante em sua rotina de trabalho, pois o equipamento de pesagem é necessário para fazer as medições referentes ao Bolsa Família, que são feitas mensalmente.
“Estávamos pegando balanças emprestadas de quem tinha, algumas meninas compraram suas próprias balanças. Graças a Deus, chegaram as novas balanças. Agora podemos fazer a pesagem do Bolsa Família. Eu levo a balança para as casas dos usuários, pois todo mês eu peso as crianças menores de dois anos”, destaca.
Para os pacientes, também é fundamental passar por todas as etapas do atendimento e ver as equipes de saúde bem equipadas para garantir-lhes o melhor serviço. A exemplo de Valdelice Batista, que se sentiu muito satisfeita ao ser examinada pela ACS: “Foi bom. Conferi os exames, a médica e está tudo bem. O colesterol está um pouco alto, mas já vou tomar meu remédio para ficar boa. E conferir meu peso faz parte de todo esse cuidado”.