Seguem abertas até dia 04/7 as inscrições para o concurso temporário para profissionais de Tecnologia da Informação, conforme o edital nº20, de 11 de julho de 2024. Os interessados podem se inscrever por meio do site do Instituto Aocp. As provas serão realizadas em todas as capitais brasileiras.
Os novos servidores atuarão prioritariamente no programa Startup GOV.BR, que tem como objetivo apoiar e acelerar projetos de transformação digital do governo federal. Atualmente existem 18 startups em operação. Entre os exemplos estão o FGTS Digital, o Sistema SIGACrim, a implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) em estados e municípios e a atualização e modernização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além dessas, outras seis Startups GOV.BR estão em desenvolvimento.
Sobre as vagas
Os aprovados cumprirão jornada semanal de 40h e estarão vinculados à Secretaria de Governo Digital do MGI, em Brasília-DF. A remuneração é de R$ 8.300,00 e os profissionais também receberão auxílio-alimentação. O certame, que será organizado pelo Instituto AOCP, foi divulgado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme o estabelecido pela Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993.
Ao todo são 200 vagas, distribuídas nas seguintes áreas de atuação:
Especialista em Análise de Processos de Negócios – 30 vagas;
Especialista em Ciência de Dados – 35 vagas;
Especialista em Desenvolvimento de Software – 40 vagas;
Especialista em Experiência do Usuário (UX) -15 vagas;
Especialista em Gestão de Projetos – 45 vagas;
Especialista em Infraestrutura de Tecnologia da Informação -15 vagas; e
Especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados – 20 vagas.
Para ser efetivado, os candidatos terão de comprovar graduação de nível superior em qualquer área e experiência profissional de cinco anos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciência de Dados, Administração Pública, Comunicação, Administração, Ciência da Informação ou Engenharias, ou título de mestre ou doutor nas mesmas áreas. Recentemente, o edital foi alterado para que as vagas de UX passassem a incluir as áreas de Design e Ciências Sociais, e as de Ciência de Dados agora aceitam as áreas de Estatística e Ciências Contábeis.
Fonte: MGI