Os festejos juninos chegaram e as escolas e creches da rede municipal de ensino de São Cristóvão também entraram no clima das comemorações. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou um cardápio junino para a merenda das crianças e adolescentes a partir do dia 17 de junho, que, em alguns espaços, foi acompanhado de eventos temáticos para os estudantes.
Para as Escolas de Ensino Infantil (EMEI), Fundamental (EMEF), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), o cardápio incluiu arroz doce com canela, mungunzá com canela, amendoim cozido, milho verde cozido e laranja. Já nas creches, foi oferecido canjica de milho com canela ou milho cozido, bolo de banana com passas, pipoca e laranja.
Esses alimentos foram disponibilizados às instituições de ensino pela Casa da Merenda de São Cristóvão. Segundo Andrea Magalhães, nutricionista da Semed, a organização do cardápio junino está inclusa no planejamento anual da Licitação da Alimentação Escolar, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Fazemos isso todos os anos. Esses itens são licitados na chamada da agricultura familiar e os outros itens que complementam, como arroz doce e mungunzá, são adquiridos através dos fornecedores do pregão eletrônico para montar o cardápio. Enviamos as orientações para as escolas sobre os produtos que serão encaminhados. Caso a comunidade escolar queira incrementar o cardápio, é permitido, pois esse é um festejo que envolve alunos, professores, diretores e colaboradores da escola. Cada escola tem sua programação, com quadrilhas, ornamentação e decoração”, explica a nutricionista.
A EMEI Prof. Dulcilene Teixeira Almeida, por exemplo, serviu milho, amendoim, bolinho caseiro, broa de milho e laranja no dia de sua festa junina. Para a diretora da escola, Jeanne Marquise, foi um deleite ver a alegria dos alunos ao se deliciarem com os lanches. “Foi muito bem aceito, eles gostaram muito. Ficaram com uma carinha de satisfação na hora de apreciar a comida. No dia a dia, às vezes eles deixam restos, mas nesse dia não houve sobras”, comemora.
Neste ano, foram adquiridos cinco produtos advindos da agricultura familiar, sendo quatro deles de produção local sancristovense, como os produtos típicos desta época do ano: milho verde, amendoim e laranja. Além de fomentar a agricultura familiar local com esses produtos típicos, a iniciativa ainda preserva a tradição cultural nordestina nas escolas, apresentando, junto ao cardápio, uma alta adesão dos alunos a quadrilhas e demais atividades temáticas da época.