O Centro Especializado em Reabilitação (CER) Dr. Raimundo Aragão, no bairro Lourival Baptista, realizou nesta quinta-feira (20) uma festividade alusiva ao São João, intitulada ‘Bem me quer, bem me quero’, que contou com uma ação educativa com o objetivo de orientar os pacientes e acompanhantes sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
A gerente da unidade, Iandra Geovana Dantas explica como atividades relacionadas ao período junino podem ser boas ferramentas para dialogar com as pessoas sobre questões como ansiedade e depressão:
“Durante as dinâmicas e brincadeiras a gente aproveitou para falar sobre lições de como combater a ansiedade e depressão, através de brincadeira típicas de São João, sob a perspectiva de diferentes especialidades como fisioterapia, psiquiatria e neuropsicopedagogia”, pontuou.
Najna Alves, neuropsicopedagoga destaca que ações simples como conversa e alimentação podem contribuir muito para cuidar da saúde mental:
“Nós sempre desenvolvemos atividades para tratar da importância da saúde mental, tanto para os pacientes quanto para as pessoas que têm a tarefa do cuidado, porque é necessário mostrar que para uma boa saúde mental é preciso alimentação de qualidade, ações diárias para cuidar da mente como tempo livre e a conversa. Por isso contamos com diversos profissionais para contribuir com esse debate”.
As pessoas que participaram da atividade, descreveram o evento como uma oportunidade para interação, diversão e aprendizagem sobre aspectos importantes para a saúde. Para Palmira Ferreira dos Santos, que representou a noiva na encenação do casamento caipira, a festa também foi motivo de muita emoção:
“Muita ansiedade, alegria de estar aqui e uma mistura de sentimentos, que me deixou bem emocionada”, contou a paciente do CER Raimundo Aragão.
Palmira Ferreira dos Santos, paciente.
Maria José Santos Melo também é paciente da unidade e desfrutou da festa junina junto com sua vizinha, que acompanha no tratamento: “Eu faço fisioterapia aqui e vim com a minha vizinha, que me acompanhou para aproveitar a festa, comer um cachorro quente e vivenciar o clima de São João”, concluiu.
Fotos: Dani Santos.