Na tarde desta sexta-feira (14), a Galeria de Arte Vesta Viana realizou evento de abertura da Exposição "Feminino Latente - Vida", uma celebração dos 42 anos de carreira da artista visual Mônica Schneider. A exposição, que ficará em exibição até 12 de agosto, reúne obras que refletem a trajetória e a evolução artística de Mônica, integrando técnicas variadas como porcelana espatulada, cerâmica em baixo esmalte, aquarela e bordado.
Projetada ao longo dos últimos três anos, a mostra oferece ao público um mergulho profundo no universo criativo de Mônica Schneider. Com uma carreira marcada pela diversidade técnica e pela profundidade temática, a artista escolheu a Cidade Mãe como mais um dos cenários da sua exposição que vem acontecendo de forma itinerante por várias localidade, pois a cidade faz parte de sua história desde 1982 e que, desde então, tem sido uma fonte inesgotável de inspiração.
“Eu desenvolvo minhas técnicas de pintura desde 1978 e nesse caminhar, nessa jornada múltiplas técnicas, múltiplos momentos de construção da minha identidade como artista, eu cheguei aqui, nessa fase da minha vida, onde eu uso dessas diversas técnicas para apresentar nesse trabalho, nessa exposição, traduzindo aquilo que eu construí nesse caminho. São Cristóvão sempre foi uma cidade muito presente na minha vida, portanto, agradeço e parabenizo à Prefeitura por promover esse espaço ao público e por eu ser uma das artistas a passar por aqui”, destaca Mônica.
Público
Na abertura da exposição, o público foi diversificado, incluindo servidores públicos do município, admiradores da artista, moradores da cidade, entre outros. O ambiente, com música ao fundo, tornava-se aconchegante para aqueles que entravam, admiravam as obras e desfrutavam da companhia uns dos outros. Uma mesa recheada de salgados e doces complementava o cenário, proporcionando um toque especial ao evento.
Kelly Ribeiro, arquiteta e urbanista, visitou a galeria pela primeira vez e se encantou com o espaço e com a exposição. “Sou suspeita porque eu sou uma das consumidoras da arte de Mônica nos meus ambientes para clientes e eu achei perfeita a colocação do tema com a arte que ela expressou aqui. Que você consegue ver o feminino em cada quadro que ela colocou em exposição. Achei o espaço perfeito, o prédio é histórico e isso já é uma arte, então aqui são artes dentro da arte, para mim é perfeito, é o meu perfil”.
Katia Nunes, funcionária pública, também já conhecia o trabalho de Mônica, mas resolveu conhecer a galeria e consultar os novos quadros da artista. “O espaço é bem diferente, um ambiente gostoso de se estar, a gente se sente em outro mundo, pelo menos é como estou me sentindo desde quando cheguei aqui, estou flutuando. E junto com as obras ficou divino. Já conheço o trabalho de Mônico, tenho trabalho dela na minha casa, e vim prestigiar a exposição e ver outras peças, achei bem representado o nosso feminino por ela nas obras”.
Horários de funcionamento
As obras, que estarão disponíveis para venda, ficarão expostas até 12 de agosto, de terça a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 09h às 13h.