Mais uma vez, a abertura do São João da Tradição, que aconteceu nesta sexta-feira (14), foi abrilhantada pela alegria e conexão do grande público com as atrações que animaram a noite. A festa, realizada na Estação Ferroviária do Centro Histórico de São Cristóvão, reuniu tradição, forró, arrocha e muita dança em uma só celebração aos festejos juninos, época esperada por muitos em nosso estado.
As quatro atrações que animaram a noite representaram a Cidade Mãe, o estado de Sergipe e a cultura local. A banda Xote Muleke abriu os shows com um forró suave que já colocou todos que iam chegando na dança. Em frente ao palco, o casal Rafael e Juliana não parou de dançar ao som do grupo. “São João é sempre uma época muito aguardada e a festa está muito bonita aqui”, destacou o rapaz, enquanto sua amada, ainda forrozeando, enfatizou: “A expectativa é alta e essa banda é maravilhosa. Xote Muleke é muito bom!”.
Em seguida, Joba Alves, artista da terra, estava feliz por liderar o palco mais uma vez no Forró da Tradição e fez todo o público cantar junto seus sucessos. “Estou muito motivado por estar cantando em casa. A gente se prepara o ano todo para cantar nesse São João da Tradição, que é uma festa que está consolidada aqui na cidade e, para nós, é uma honra marcar presença mais uma vez. Acho que é a quarta, quinta vez fazendo o São João aqui. Cada ano a gente promete fazer sempre algo especial”, afirma Joba.
Luanzinho Moraes, cantor alagoano que escolheu Sergipe como casa, mostrou sua popularidade e entusiasmo entregando uma apresentação completamente conectada com os fãs, que encheram o espaço e fizeram coro em cada canção. Segundo ele, foi gratificante ter mais uma oportunidade de participar do São João sancristovense, que, para o artista, é uma festa maravilhosa.
“Festa incrível! Quero agradecer pela oportunidade e dar o meu melhor. A gente se preparou muito para esse mês, um mês de São João muito esperado. Viemos agora de Monte Santo, Bahia, para dar tudo de nós aqui e fazer uma noite incrível”, alegrou-se Luanzinho.
Para fechar a noite, Douglas Gavião embalou o público que permaneceu até o final, como Rejane Lima, moradora da cidade, que caprichou na preparação para festa e chegou na estação no início dos shows com a promessa de não ir embora até a última música. “A festa está maravilhosa, muito boa. Hoje eu quero sair daqui no lixo! Venho amanhã e todos os dias que tiver”, afirmou, animada.
Presenças
Para abrir os festejos da cidade, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou sua expectativa de que a série de festas sejam momentos de paz, com muito congraçamento, diversão, brincadeira e entendimento entre os foliões. “O São João da Tradição é uma festa que nós incluímos no calendário das festas de São João, não existia com essa formação como nós criamos. Nos primeiros dias temos os shows aqui no Centro Histórico, para depois fecharmos com a ressaca lá no Eduardo Gomes. Então é sempre uma expectativa que a gente se divirta, brinque e saia daqui feliz”, espera.
O senador Rogério Carvalho também esteve presente no evento e cumprimentou a prefeitura de São Cristóvão, parabenizando o prefeito Marcos Santana por seu trabalho e sua recente conquista do prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, em Brasília.
“Além de conseguir fazer um trabalho sério, que melhora a vida das pessoas, ele consegue manter as nossas tradições unidas. Vamos ter festa, esse final de semana aqui, depois vamos ter as festas lá no Eduardo Gomes, e o que eu posso dizer é que o prefeito vem cumprindo com muito carinho e muito amor a tarefa que o povo deu ao eleger o líder da cidade”, ressalta o senador.
Sempre prestigiando os eventos marcantes da cidade, o deputado estadual Paulo Júnior também parabenizou a gestão pela realização de mais um São João da Tradição, enfatizando que a Cidade Mãe de Sergipe é o berço da cultura do estado.
“Através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água, a cidade mantém viva a nossa tradição aqui em uma realização dos festejos juninos e todos os eventos que acontecem no mês de junho. Isso é importante porque movimenta a economia local aqui no nosso estado, gera empregos temporários e renda para o nosso povo. Então, parabenizo a Prefeitura e a pessoa do prefeito Marcos por se empenhar e manter viva essa tradição com atrações de nomes aqui do nosso estado”, pontua.
Além dessas autoridades, ainda marcaram presença diversas personalidades políticas do estado e de São Cristóvão, como o deputado federal André Moura, e os vereadores Rafael do Sucatão, Thiago Correa e Marcus Lázaro.
Comércio e renda
O comércio local e a economia criativa são prioridades nos eventos promovidos pela prefeitura de São Cristóvão, com o intuito de beneficiar ambulantes e comerciantes da cidade, que se preparam para aproveitar a movimentação de junho e garantir uma renda extra, sendo previamente credenciados para a venda de comidas e bebidas na festa.
Uma das comerciantes que representaram esse movimento foi Zenaide Souza, que estará presente nos dois dias de festa com seus lanches a postos e fica feliz por contar com esse espaço para assegurar seu ganha pão. “Ficamos muito felizes por ter essa festa. Está tudo certo e vamos agradecer a Deus, trabalhar e esperar coisas boas para esta noite. A expectativa é muito grande, muito boa. Amanhã estou aqui, porque fomos sorteados os dois dias. Está tudo perfeito, esse é o primeiro ano aqui, mas já estive presente em outras festas”, conta.
Já o comerciante Nadson da Conceição, à frente do comércio de bebidas, espera um alto fluxo de pessoas para conseguir vender todo o estoque de sua barraca. “Fortalecer o comércio local é muito bom também, toda essa reunião é boa para a cidade e para os comerciantes. Bom para todo mundo”, reforça.
Acolhimento social
Para certificar de que a festa fosse um ambiente seguro e acolhedor para os mais jovens, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) executou um trabalho de fiscalização e acolhimento social, garantindo que não houvesse trabalho infantil, crianças em situação de vulnerabilidade e venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Rafaele França, destacou que a abordagem social incluiu a orientação dos ambulantes, comerciantes e famílias presentes no evento.
“Primeiro vamos observar se há trabalho infantil ou de risco. Se encontrarmos uma criança que esteja sozinha, procuramos um responsável. Se não tiver, acionaremos o conselho tutelar para que a criança seja colocada em um local seguro. Com relação aos comerciantes, estamos observando a questão de crianças e adolescentes com uso de álcool. Então estamos fazendo uma orientação junto aos trabalhadores para informar que só devem vender bebidas alcoólicas para maiores de dezoito anos, que sejam sempre os adultos que possam apreciar”, explica.
Realização
O São João da Tradição é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal, e apoio da SE - Sistema Engenharia.
Programação
Neste sábado (15), a folia continua e a programação promete mais uma noite de alegria para os moradores da Cidade Mãe. Confira quem se apresenta a partir das 20h:
20h - Aldiran Junior
21h30 - Casaca de Couro
23h - Rafinha Big Love
1h - Dudu Moral