Na tarde da última segunda-feira (10), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu a festa junina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento, destinado aos usuários dos serviços, contou com a participação de todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos integrantes da Casa da Costura, reunindo todos os equipamentos acompanhados pela Semas.
A secretária municipal de Assistência Social, Lucianne Rocha, destacou a natureza intergeracional da celebração, que reuniu pessoas de todas as idades para fortalecer laços comunitários. "Reunimos todos os nossos grupos dos serviços de convivência e assistência para confraternizar e comemorar o São João. Temos aqui grupos da Rita Cacete, da Varzea Grande, dos CRAS do Grande Rosa Elze e do Centro Histórico, e também contamos com usuários da Casa da Costura. É um momento de fortalecimento de vínculos, repleto de crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos juntos celebrando e fortalecendo nossa comunidade”, explicou.
Lucianne Rocha, secretária da Semas
O prefeito Marcos Santana ressaltou a importância do evento para a valorização cultural e o bem-estar da comunidade. “Este tipo de celebração é fundamental para preservar e valorizar nossas tradições culturais, ao mesmo tempo em que promove a interação social. A Prefeitura tem esse compromisso em oferecer atividades que enriquecem a vida dos cidadãos, fortalecendo nossa identidade cultural e promovendo a inclusão social. Ver tantas pessoas reunidas em um ambiente de alegria e convivência é uma grande satisfação e demonstra que o nosso compromisso está sendo bem executado pela equipe da Semas", declarou.
Marcos Santana, prefeito
Participantes
A artesã Flora Brabeck elogiou a iniciativa da Prefeitura e vibrou por ter chegado ao CRAS Gilson Prado Barreto, no Rosa Elze, no momento oportuno em sua vida. "Cheguei aqui na hora certa, no período que mais amo. A Prefeitura está de parabéns por sempre pensar em nós e por promover atividades que nos auxiliam na qualidade de vida e bem-estar. Esta festa junina é um exemplo maravilhoso disso”, disse.
Flora Brabeck, artesã
A dona de casa Rael Cristina Panta destacou a importância dos encontros para a população, sobretudo as mulheres, que em muitos casos tendem a passar mais tempo em casa. "Cada encontro é único e muito importante, especialmente para nós mulheres que trabalhamos em casa e precisamos nos distrair e aprender. Esta iniciativa nos ajuda a evitar problemas como a depressão e ainda nos permite conhecer novas pessoas”, afirmou.
Rael Cristina Panta, dona de casa
Quem não hesitou em colocar o figurino junino e participar foi o aposentado Elisiario Pereira Dias. Novo usuário do CRAS, ele compartilhou sua experiência positiva com os eventos que tem participado. "Sou novo no CRAS, mas já estou adorando a experiência. Aqui, me distraio e me divirto. Antes, eu fazia parte da Chegança, Caceteira, e agora, como usuário do CRAS, vejo o quanto todas essas atividades são muito valiosas”, pontuou.
Elisiario Pereira Dias, aposentado
Participante de longa data do CRAS, Avanir Basílio da Silva, dona de casa, destacou a importância do entrosamento proporcionado pelo evento. "Há muitos anos faço parte do CRAS e participar com outros integrantes é maravilhoso. Esse entrosamento nos faz muito bem. Esta junção de todos nos permite compartilhar experiências e ampliar nosso conhecimento. Com o CRAS, já aprendi muitas coisas, como nossos direitos e a importância da convivência, através das palestras promovidas. Hoje é um dia para celebrar e se divertir”, destacou.