No último mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão recebeu uma premiação de reconhecimento do Ministério da Saúde pelo desenvolvimento de sua experiência inovadora em Alimentação e Nutrição. O trabalho intitulado “Guia Municipal de identificação da Insegurança Alimentar na Atenção Primária à Saúde na Cidade Mãe de Sergipe” foi apresentado no 28º Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), em São Paulo, e será publicado para acesso nacional.
Defendido no Eixo 4 do congresso, voltado à Segurança Alimentar e Nutricional no território e no trabalho, o guia foi escrito pela diretora da Atenção e Vigilância em Saúde, Vanessa Menezes, que apresentou-o no evento, e pelo coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos, Mário Mendes. A coordenadora de Segurança Alimentar do município, Winne Fontes, também contribuiu com a construção do material, que parte da experiência dos envolvidos com o acompanhamento do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN).
São Cristóvão foi selecionada entre as 10 primeiras experiências das 100 inscritas por municípios de todo o país no Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde (LIS A&N APS). Além do reconhecimento, o trabalho será disponibilizado no mapa interativo na plataforma do LIS A&N APS e integrará um capítulo de um livro publicado pela editora Rede Unida. A publicação do livro está prevista para o mês de outubro deste ano.
Apresentação de Vanessa Menezes no CONBRAN
A diretora da Atenção e Vigilância em Saúde, Vanessa Menezes, destaca a importância da articulação intersetorial para o desenvolvimento do trabalho, com o intuito de fortalecer as estratégias de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde. A partir do trabalho coletivo, o guia nasce da necessidade de sistematizar o cuidado completo à vigilância alimentar e nutricional.
“Ficamos muito felizes, primeiro por estar contribuindo com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e segundo por estar representando o Nordeste em um congresso dessa importância. Isso só traz mais energia para continuarmos trilhando esses caminhos de fortalecimento para fazer uma gestão com qualidade, olhando sempre para o cuidado geral dos indivíduos e da população, que é o nosso grande objetivo”, comemora.
Vanessa Menezes, diretora da Atenção e Vigilância em Saúde
Mário Mendes, coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos, ressalta que o guia surgiu em um contexto de crescente insegurança alimentar vivida pelo país, que impactou também o território de São Cristóvão e foi identificada pelas equipes de saúde. Segundo ele, trabalhando conjuntamente com a Assistência Social, o guia coloca a Cidade Mãe na vanguarda da promoção à saúde no campo da Insegurança Alimentar e Nutricional.
“O reconhecimento do nosso trabalho entre as 10 inovações no Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde destaca um esforço grande da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos, em qualificar a implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição no Município, trabalhando as suas diversas dimensões, entre elas a dimensão de Vigilância alimentar e Nutricional”, pontua o coordenador.
Mário Mendes, coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos
Considerando a Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada preferencial dos serviços de saúde e como ordenadora do cuidado, o “Guia Municipal de identificação da Insegurança Alimentar na Atenção Primária à Saúde na Cidade Mãe de Sergipe” apresenta orientações para o rastreamento de famílias em risco de insegurança alimentar na APS e para a articulação com o CRESAN.
O CRESAN é o primeiro Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvido em Sergipe e segundo do Nordeste, tendo como principal objetivo promover o acesso da população em situação de vulnerabilidade à alimentação adequada e saudável e contribuir com a redução da fome e da insegurança alimentar no município.
Winne Fontes, coordenadora de Segurança Alimentar de São Cristóvão, enfatiza que o reconhecimento em nível nacional reflete o resultado de um esforço conjunto, na construção e efetivação dessa política de Segurança Alimentar e Nutricional. De acordo com a coordenadora, a saúde entendeu desde o começo a importância do seu papel no combate a fome e a insegurança alimentar e a potência da sua capilaridade no território, tendo o Guia de Identificação da Insegurança Alimentar como resultado disso.
“Ao identificar um usuário que está em situação de insegurança alimentar e dificuldade de acesso a alimentação, os profissionais de saúde são orientado a encaminhá-lo ao CRESAN e lá esse usuário será direcionado para os diversos programas e ações existentes, como o Programa Tá Na Mesa, o Programa de Aquisição de Alimentos, o Banco de Alimentos, dentre outros. Combater a fome exige um somatório de esforços, de diversas secretarias. Ver o nosso trabalho sendo reconhecido nacionalmente, confirma que estamos no caminho certo”, explica.
Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde
O LIS A&N APS é uma iniciativa promovida para construir um acervo público, gratuito e on-line de ações que favorecem e subsidiam soluções, perspectivas e estratégias locais de implementação de políticas públicas em alimentação e nutrição. Ele foi estruturado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).
Fotos: Heitor Xavier e Arquivo SMS