79996777287

NO AR

São Cristóvão

saocristovao.net.br

Brasil

Profissionais da saúde são capacitados pela Funesa para Implementação da Regulação de Acesso aos Centros de Especialidades Odontológicas

Publicada em 03/06/24 às 09:04h - 7 visualizações

por São Cristóvão


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: São Cristóvão)

Na manhã desta quarta-feira (29), profissionais da saúde de São Cristóvão participaram de uma capacitação para a Implementação da Regulação de Acesso aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que será iniciada no município a partir do dia 03 de junho. O evento, que aconteceu no auditório do Fórum Desembargador Gilson Soares, foi ministrado pela Fundação Estadual de Saúde de Sergipe (Funesa). 

 

A população da Cidade Mãe é atendida pelo CEO João de Andrade Garcez, que também assiste os municípios de Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Frei Paulo, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Malhador, Moita Bonita e Ribeirópolis. Os CEOs são administrados pela Funesa, que regula os seus serviços, e recebem suporte da Secretaria do Estado da Saúde de Sergipe. 

 

 

Com a possibilidade de realizar a regulação diretamente nas Unidades Básicas de Saúde de São Cristóvão, Mário Mendes, coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos de São Cristóvão, explica que o processo passa a ter mais agilidade e transparência, uma vez que os usuários não precisarão se deslocar até o CEO, que é localizado nas imediações do bairro Rosa Maria.

 

“Com a implementação da regulação no município, esperamos que os usuários do SUS São Cristóvão tenham mais facilidade no acesso ao Centro de Especialidades Odontológicas, principalmente aqueles que moram nas comunidades mais distantes do CEO, que fica no grande Rosa Elze. Portanto, não vão precisar se deslocar para fazerem as marcações, já fazem nas suas UBS de referência. Com isso, também esperamos uma maior transparência sobre essa fila de espera, para que tenhamos um manejo mais adequado dos atendimentos por cada unidade”, destaca o coordenador.

 

Mário Mendes, coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos de São Cristóvão

 

A capacitação foi ministrada por Graziane Ribeiro, odontóloga reguladora da Funesa e especialista em regulação em saúde no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês. Ela conta que o processo de implantação da regulação já está em funcionamento há um ano, sendo testado como projeto piloto. 

 

“O objetivo é garantir um cuidado da fila de espera de forma transparente, baseado em protocolos de classificação de risco, e assim organizar e ordenar o serviço. A Funesa garante essa qualificação para que as equipes possam organizar as filas de todos os oito CEOs estaduais”, pontua.

 

Graziane Ribeiro, odontóloga reguladora da Funesa

 

Socorro Lobato, coordenadora de Educação Permanente em Saúde de São Cristóvão, ressalta que a formação de hoje faz parte do Plano Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde e tem o intuito de capacitar os profissionais desde o consultório odontológico até a recepção e as gerências das unidades para gerir a regulação dos serviços odontológicos da melhor maneira possível.

 

“Essa formação é para que esse serviço possa ser mais ágil e mais transparente, para que a população não precise ir até o CEO e cada unidade possa fazer esse agendamento. Então tudo isso vem para facilitar o acesso à saúde e garantir direitos a toda a população de São Cristóvão”, reforça a coordenadora.

 

Socorro Lobato, coordenadora de Educação Permanente em Saúde de São Cristóvão

 

O Centro de Especialidades Odontológicas segue o padrão exigido pelo Programa Brasil Sorridente, ofertando especialidades primordiais para o atendimento oral dos sergipanos, como a odontologia para pacientes com necessidades especiais, o diagnóstico bucal, a periodontia, a endodontia, a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, além de confecção de próteses dentárias.

 

 

Para Maria Catulina Nunes, odontóloga da UBS José Amado, receber a capacitação é muito importante para saber como orientar os pacientes e como encaminhar os atendimentos para o Centro de Especialidades Odontológicas. “Agora vai ser via marcação do posto, o que vai facilitar muito a vida do paciente”, comemora a profissional.

 

Para Maria Catulina Nunes, odontóloga da UBS José Amado

 

Fotos: Dani Santos




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

79996777287

Visitas: 41135
Usuários Online: 651
Copyright (c) 2025 - São Cristóvão
Converse conosco pelo Whatsapp!