São Cristóvão se destaca como o principal município gerador de empregos no interior de Sergipe, com um saldo positivo de 456 admissões no acumulado deste ano até o mês de abril. As informações foram divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado reflete os esforços da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), em promover iniciativas voltadas para o crescimento econômico e a criação de oportunidades de trabalho para o povo sancristovense.
Durante o período analisado, o município contabilizou 1607 admissões e 1151 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 456 empregos, concentrados nos setores de comércio, serviços e construção civil, ficando atrás apenas de Aracaju. Segundo o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a gestão busca fomentar políticas públicas que visem a geração de trabalho e renda para o município, buscando sempre consolidar os resultados apresentados pelo Caged e aumentar os postos de trabalho com carteira assinada na cidade.
Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão
"Estamos extremamente orgulhosos dos resultados alcançados por São Cristóvão na geração de empregos. Ser o principal município gerador de empregos no interior de Sergipe é um reflexo direto dos esforços contínuos e das políticas públicas que temos implementado. Esse saldo positivo de empregos é um sinal claro de que estamos no caminho certo, mas não vamos parar por aqui. Continuaremos trabalhando para atrair novos investimentos e melhorar ainda mais nosso ambiente de negócios, garantindo que cada vez mais sancristovenses tenham acesso a empregos dignos e de qualidade", destacou o gestor municipal.
Ainda conforme o levantamento realizado pelo Caged, no último mês avaliado, abril, São Cristóvão manteve sua liderança entre os municípios do interior do estado, com o saldo de 201 novos postos de trabalho ocupados, ficando atrás somente da capital Aracaju. De acordo com o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, a gestão não mede esforços para dar oportunidade à população. “Esse resultado é fruto dos diversos investimentos que vêm acontecendo aqui no município, tanto na capacitação de mão de obra quanto no estímulo ao empreendedorismo, à geração de empregos e à atração de novos investimentos. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais esse ambiente de negócios, gerando esse momento positivo em nossa economia, com empregos surgindo, o que é fundamental para o nosso município”, explicou.
Josenito Oliveira, secretário da Semdet
A administração municipal tem priorizado a capacitação profissional como uma das principais estratégias para promover a empregabilidade. Foram estabelecidas com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) para oferecer programas e cursos de qualificação gratuitos. Estes cursos abrangem diversas áreas, como gastronomia, formação de condutores, atendimento ao cliente, informática básica, corte e costura, artesanato, entre outros.
Além dos esforços na capacitação, vale destacar que investimentos têm sido realizados na infraestrutura viária da cidade, criando um ambiente favorável para o estabelecimento e crescimento de empresas. Aprimorar as vias de acesso entre as indústrias e os centros urbanos não só facilita o deslocamento dos trabalhadores, mas também o transporte de mercadorias, tornando São Cristóvão uma opção estratégica para empresas em busca de expansão. “O plano é continuar aprimorando essas condições, visando disponibilizar ainda mais postos de trabalho como resultado do trabalho realizado até agora”, concluiu o secretário.
Caged
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é um estudo do Governo Federal realizado desde 1965, utilizando informações enviadas pelas próprias empresas, que identifica a geração de empregos em todos os municípios brasileiros.
Fotos: Heitor Xavier