A Prefeitura de São Cristóvão foi agraciada na última terça-feira (14) com o Prêmio InovaCidade 2024, uma conquista concedida pelo Instituto Smart City Business America. O mérito é atribuído a iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida nas cidades, a exemplo do sistema de reconhecimento facial implementado nas escolas do município em 2023. O projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu a premiação durante a abertura oficial do Smart City Business Brazil Congress 2024, realizado em São Paulo.
Ao receber o troféu, Deise Barroso, secretária da Semed, expressou sua satisfação por ter sido selecionada entre os 43 projetos dos 128 inscritos. "Ao receber esse prêmio, não como secretária de educação, mas como professora da rede, me emociono e me orgulho por fazer parte dessa gestão, que nos dá oportunidade de ser destaque nacional em avanços. Podemos ganhar milhões, mas se o aluno não aprender, o nosso trabalho não valeu nada, pois o que eles aprendem é mudança de vida, é esperança. Somos o terceiro no estado e seremos o primeiro no Brasil. Temos total condições, apenas precisamos de tempo para isso, porque a educação não se faz da noite para o dia”, ressaltou Deise Barroso.
Deise Barroso, secretária da Semed
O prefeito Marcos Santana destacou que a implementação do sistema de reconhecimento facial reflete o compromisso da cidade com o aprimoramento da educação, e expressou sua emoção pelos resultados alcançados. “Ver a evolução na área da educação enche todos nós de orgulho. Não estamos aqui apenas para ocupar espaço, mas sim para obter resultados concretos e duradouros. Queremos que o nosso município seja reconhecido por essas conquistas. Dos elogios que recebemos, o que mais me toca são os relatos das mães que expressam o cuidado, a alimentação, o transporte escolar fornecidos aos seus filhos, mas, acima de tudo, a notícia do quanto estão aprendendo. Isso me comove especialmente quando reconhecemos o poder transformador que uma educação de qualidade tem na vida dos cidadãos”, destacou.
Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão
O prefeito também ressaltou que a equipe participou de um seminário no qual o trabalho realizado em colaboração com a Associação Bem Comum e o programa Educar para Valer foi avaliado. Durante esse evento, a equipe da Semed recebeu uma menção de agradecimento em reconhecimento aos resultados significativos alcançados no município, tanto no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) quanto no Sistema de Avaliação da Educação do Estado de Sergipe (SAESE).
Josenito Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), enfatizou que “uma cidade inteligente é aquela que prioriza a qualidade de vida de seus habitantes, uma premissa fundamental da atual gestão. E concordo plenamente com a secretária ao ressaltar que não basta apenas ter uma infraestrutura robusta; é fundamental que os alunos estejam realmente aprendendo. Esse processo de aprendizado é o que verdadeiramente impacta e transforma a vida das pessoas”, afirmou.
Josenito Oliveira, secretário da Semdet
O Projeto
O sistema de reconhecimento facial implantado nas escolas da Rede Municipal de São Cristóvão tem como propósito controlar a frequência escolar, melhorar a comunicação com as famílias dos alunos e reduzir o desperdício de merenda. Com recursos próprios, a Semed investiu um total de R$639 mil, para implementar o sistema em todas as escolas da Rede. Essa tecnologia permitiu à Secretaria de Educação intervir e mobilizar famílias para garantir a presença dos alunos nas salas de aula, integrar informações com programas sociais como o Bolsa Família, alimentação e transporte escolar, gerenciar recursos humanos e fornecer dados para o Censo Escolar, exigido pelo Ministério da Educação (MEC).
Deise Barroso enfatizou que o sistema não apenas simplifica processos como matrícula online e uso de diário eletrônico, mas também proporciona uma abordagem integrada ao incluir informações sobre alimentação, transporte, frequência dos alunos e comunicação com pais e conselho tutelar. Isso aproxima a Secretaria de Educação das escolas, permitindo uma intervenção mais eficaz para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
“Atualmente, todos os alunos da rede estão cadastrados e suas informações são monitoradas pela SEMED e pelos gestores das unidades de ensino por meio do sistema. Em relação ao reconhecimento facial, aproximadamente 6.400 alunos, que representa cerca de 73% da rede registram presença diariamente por meio dos coletores faciais, garantindo um controle eficaz da frequência dos alunos matriculados no Ensino Fundamental da Educação Básica, assim como, os alunos matriculados na EJA”, pontuou a secretária.
Fotos: Dani Santos