O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, assinou nesta segunda-feira (13) a ordem de serviço para requalificação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Fernando, localizada na sede do município, durante evento realizado em frente à unidade escolar Com um investimento de mais de R$1,9 milhão, a EMEF será a 28ª escola entre as 31 da cidade a ser reformada durante a atual gestão municipal.
A secretária de educação, Deise Barroso, conta que a escola tem um valor simbólico, porque foi onde ela estudou e também onde a secretária iniciou a sua trajetória como educadora. A EMEF Frei Fernando, tradicional em São Cristóvão, também teve como aluno o prefeito Marcos Santana e é considerada uma das unidades escolares mais importantes da Rede Municipal de Ensino. Por esses motivos, a secretária explica que o projeto de reforma contou com um cuidado ainda maior:
“Essa escola é dividida em duas, e nós vamos unificá-la, transformando em apenas uma. Terá salas mais amplas, readequadas, e contará com 12 salas, duas a mais que atualmente, o que significa mais crianças na escola. A unidade também vai ter uma horta, que permite um contato importante para questões ambientais. Teremos salas com recursos multimídia e uma estrutura para atender pessoas deficientes”, pontuou a secretária.
Deise Barroso, secretária de educação
Com as novas salas, a escola, que hoje tem capacidade para 470 alunos, poderá receber cerca de 500 estudantes e a previsão é de que até outubro a unidade seja entregue à comunidade. O prefeito Marcos Santana ressalta a importância de unir a infraestrutura das escolas à valorização dos servidores para melhorar a educação pública.
“Recebemos essa cidade na 49ª posição entre as 75 cidades sergipanas, e temos o orgulho de dizer que estamos temporariamente no terceiro lugar entre as escolas sergipanas. Mas temos certeza que o destino da educação sancristovense é chegar ao primeiro lugar entre os municípios sergipanos, para realizar nosso sonho de transformar São Cristóvão em uma cidade educadora”, concluiu o gestor.
Marcos Santana, prefeito
Com a assinatura da ordem de serviço a expectativa é grande entre alunos, servidores da EMEF Frei Fernando e para a comunidade, como ressalta a diretora da unidade escolar, Fernanda Santana Machado.
“Essa reforma já era bem desejada. É uma das maiores escolas da cidade. E todos precisavam dessa reestruturação. Todo o colegiado, assim como a comunidade, esperavam pela reforma. E uma escola em boas condições tem reflexo direto na educação”.
Fernanda Santana Machado, diretora da escola
Presenças
O evento de assinatura da ordem de serviço contou com a presença da população sancristovense, servidores do município e dos vereadores Marcus Lázaro e Rafael do Sucatão.
Fotos: Dani Santos.